fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Mercado & Consumo em Alerta destaca cinco lições sobre a China

Redação de Redação
20 de maio de 2020
no Notícias, Varejo, Varejo Digital
0
Lições sobre a China

Em um de seus artigos, Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, citou que “o que acontece no varejo da China, não fica na China”. E isso é fato. O país se tornou a maior economia do mundo no critério PPP ou, do inglês, Paridade de Poder de Compra e está previsto que se torne a maior economia do mundo antes de 2030, sob qualquer critério.

Durante a live de hoje, promovida pela Mercado & Consumo em parceria com a Gouvêa de Souza, os especialistas no assunto, Claudia Trevisan, pesquisadora de Política Internacional na Johns Hopkins University; In Hsieh, cofundador da Chinnovation e Kevin Peng, secretário-geral da China Chain Store & Franchise Association compartilharam suas visões e insights sobre o país. Veja a seguir:

– Segmentos menos digitalizados sofreram mais na China mostrando a importância da curva de aprendizagem já que a transformação de cultura requer amadurecimento;

– Importante as empresas considerarem estágios para a retomada – com estratégias em etapas diferentes onde em um primeiro momento o maior desafio é atrair clientes que podem estar mais arredios. Os setores não voltam na mesma velocidade. Para cada um há diferentes estratégias. No início, as medidas são mais restritivas para convivência e quantidades de pessoas, o que faz com que a inovação seja um requerimento da retomada;

– O principal foco entre a disputa por supremacia EUA/China é tecnológico e espelhado na implantação do 5G e, particularmente, nas restrições à empresa Huawei, porém os Estados Unidos têm o domínio da comercialização de chips na China, com 50% do mercado, o que acirra o confronto e pode asfixiar a empresa. Segundo ela, o Brasil é palco da disputa na questão 5G e em especial para restrição de equipamento da Huawei. Como a competição é restrita (Nokia e Erikson) se a Huawei não atuar no Brasil, o contexto pode não ser vantajoso para consumidores e operadoras;

– Um dos grandes aprendizados para o Brasil são os ecossistemas de tecnologia que têm um núcleo original (ex. marketplaces ) que  transformam-se em  conexões de negócios em grandes grupos (ex. Alibaba, Tencent). Ao fazer login, o cliente é identificado e o patrimônio comum entre as empresas são os dados dos clientes. Estas empresas compartilharam soluções (ex. equipes compartilhadas dentro do ecossistema) permitindo velocidade e facilidade de execução;

– Em termos de tendências observa-se na China algumas mudanças. Evolução de um modelo de “atacarejo” – compras de alimentos em grupos por meios do Wechat, mudança de atitude em relação a alimentação com crescimento de produtos saudáveis e categorias que expressam novos estilos de vida, com queda de vestuário, aumento de produtos para casa onde as pessoas passam mais tempo. A adesão ao online tende a perdurar e aumentar. Aquisições serão acirradas e shoppings tendem a se transformar com mais intensidade. Alguns hábitos da quarentena perduram na saída.

Reveja a live:

* Imagem reprodução

 

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: atacarejochinaclientecomportamentoconsumidorconsumoecossistemaempresasexecuçãohábitosinovaçãomercadonegóciosoperadorasquarentenaRetomadashopping centertecnologiavarejo
Postagem anterior

Retomada em Alimentação & Entretenimento será tema de webinar na próxima sexta-feira, 22

Próxima Postagem

Especialista em China afirma que o país tem razões estruturais para investir fora do seu território

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora
Destaque do dia

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores
Destaque do dia

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões
Destaque do dia

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios
Economia

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores
Foodservice

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021
Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%
Destaque do dia

Bares e restaurantes se posicionam contra novas restrições em São Paulo

24 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Claudia Trevisan

Especialista em China afirma que o país tem razões estruturais para investir fora do seu território

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: