fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Caminhos para um novo normal

Ricardo Contrera de Ricardo Contrera
29 de maio de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura:3 mins read
1
Caminhos para um novo normal

Muito se fala do novo normal e os novos comportamentos do consumidor, que tudo mudou e que a retomada está logo ali. O que as empresas realmente sabem sobre estes novos comportamentos e o que estão fazendo efetivamente para atravessar essa jornada do isolamento? Não é possível prever como será esta retomada e dizer quais categorias vão sofrer menos ou por menos tempo.  Imaginar que tudo voltará a ser igual era antes ou que exista um caminho único para o sucesso na retomada é uma utopia.

Uma matéria recente dizia que grandes empresas em Nova York como Barclays, JP Morgan Chase, Nielsen, Halstead e Morgan Stanley devem adotar o home office como algo permanente para a maioria dos seus funcionários. Esta decisão deverá impactar o mercado imobiliário e o varejo que atende aos colaboradores dessas empresas que não irão com a mesma frequência aos escritórios. O mesmo deve acontecer no Brasil e em outros países. O que fazer com a mão de obra ociosa desses negócios que dependiam exclusivamente dos espaços físicos para sobreviver?

Há muitos exemplos de adaptações que estão surgindo por todos os lugares. São medidas que podem significar uma mudança de paradigma na forma como estas categorias se apresentam ao mercado. Um desses exemplos é o setor hoteleiro, um dos mais atingidos pela pandemia e que provavelmente terá impacto negativo mais duradouro nos seus negócios. A rede de hotéis Accor, presente em 110 países, aproveitou-se da alta vacância em seus hotéis e lançou um novo formato de hospedagem, o room-office. A iniciativa é pioneira no Brasil e transforma os quartos livres no espaço ideal para o home-office.

Outro exemplo é a proliferação de marketplaces, que buscam auxiliar pessoas e negócios afetados pela crise. Um exemplo emblemático é o Parceiro Magalu, do Magazine Luiza, onde autônomos podem se tornar empreendedores virtuais, criando lojas próprias para vender produtos do Magalu, ganhando comissão sobre as vendas. A mesma plataforma também permite aos comerciantes não conectados, que tiveram seus espaços físicos fechados, criarem seus próprios e-commerces utilizando toda a estrutura financeira e de logística da Magalu para auxiliar suas vendas.

A Shop2gether, do grupo Icomm também inovou criando a (2)Collab, que é o primeiro marketplace de moda independente do país. Diferentemente do Parceiro Magalu, as marcas novas ou já existentes vão utilizar as suas próprias estruturas de logística e vão se beneficiar principalmente da vitrine e curadoria do grupo de moda de luxo, com seus milhares de visitantes diários em seu site e redes sociais.

Ainda é cedo para afirmar que essas iniciativas já deram ou darão resultados, mas mostra que há caminhos abertos para a criatividade, o pioneirismo e a solidariedade. Muitas iniciativas foram potencializadas e aceleradas pela pandemia. Somente o tempo dirá quais caminhos serão mais curtos para o sucesso na retomada.

NOTA: Com a missão de analisar, desenvolver, inovar e agregar valor a marcas e negócios de forma visionária, estratégica e efetiva, a Mosaiclab se une ao Grupo GS& Gouvêa de Souza, um inovador ecossistema de negócios, para fortalecer o setor de inteligência de mercado e pesquisas.

Essa fusão irá enriquecer as pesquisas já realizadas pela unidade de inteligência do grupo, a GS&Inteligência, e contará com um time completo e preparado para realizar pesquisas de alta complexidade a partir de conhecimento em múltiplas áreas, capacidade de treinamento e geração de conteúdo.

Tendências e crescimento; novos drivers de consumo; jornada e experiência; força competitiva; além de inovação e transformação estão entre os pilares que conduzem a Mosaiclab.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: análisecategoriascomportamentoconsumocrisecuradoriaecommerceEconomiaempreendedoresestruturainiciativasinteligênciaLogísticamarcasmarketplacesnegóciospandemiaparadigmaparceiroparceriaredes sociaisresultadostendênciavarejo
Postagem anterior

Cresce o número de compras online com cartão de crédito no 1º trimestre

Próxima Postagem

E-commerce brasileiro tem alta de 98,74% em abril

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

comercio fechado
Destaque do dia

Associações sugerem medidas para comércio reabrir com segurança

13 de abril de 2021
Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura
Artigos

Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

13 de abril de 2021
Pague Menos
Destaque do dia

90% das entregas do e-commerce da Pague Menos são feitas em até 3 horas

13 de abril de 2021
Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios
Destaque do dia

Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios

13 de abril de 2021
Showroom virtual da Tmall
Destaque do dia

Tmall, do Alibaba, lança showroom virtual em 3D para marcas de móveis

13 de abril de 2021
Haribo abriu, no Brasil, primeira fábrica fora da Europa
Destaque do dia

Haribo planeja usar fábrica brasileira para abastecer toda a América do Sul

12 de abril de 2021
Próxima Postagem
E-commerce brasileiro tem alta de 98,74% em abril

E-commerce brasileiro tem alta de 98,74% em abril

Comentários 1

  1. Graziely says:
    8 meses atrás

    Acredito que seja o momento de investir no digital, utilizando estratégias como anúncios pagos e criação de conteúdo, criar uma presença no meio online. Não seremos os mesmos depois desta pandemia e, com certeza, também não iremos abrir mão de comprar online, então a melhor forma é investir desde agora em ter um atendimento online também, nem que seja apenas para que o cliente faça um orçamento.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Cyrela

Cyrela registra R$ 421 milhões em lançamentos no trimestre, queda de 60,4%

13 de abril de 2021
Drive-Thru do Bem do Cantareira Norte Shopping

Shopping de São Paulo realiza drive-thru para arrecadar alimentos

13 de abril de 2021
Lojas Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem arrecadam alimentos em todo o País

Lojas Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem arrecadam alimentos em todo o País

13 de abril de 2021
comercio fechado

Associações sugerem medidas para comércio reabrir com segurança

13 de abril de 2021
José Berenguer, CEO do Banco XP S.A.

José Berenguer: “O que derruba o presidente é a economia fraca”

13 de abril de 2021
Bordeaux , Aquitaine / France - 12 12 2019 : Cdiscount Marketplace Cdiscount.com sign logo brand of Internet distribution shop of products store services

Casino anuncia possível aumento de capital em subsidiárias; ação sobe 1% em Paris

13 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: