Consumidores perdem confiança em gastar durante a pandemia

Em tempos de pandemia, as compras online estão cada vez maiores. Nesse cenário, a logística é peça fundamental para que o lojista venda mais e para que o consumidor tenha uma ótima experiência de compra. Um levantamento divulgado recentemente pela GFK mostra que será preciso um processo logístico reinventado. Uma maneira de transformar o suporte em oportunidade.

Entre a venda e o consumidor, está uma decisão. Muitos compradores, que antes resistiam em comprar online, agora estão vendo a necessidade crescer a cada dia. E o que torna essa decisão favorável, é ter a garantia de que será bem atendido. Ou seja, uma convergência  de expectativas entre o físico e o digital, o chamado figital.

O levantamento da GFK perguntou aos consumidores “o que você espera dos varejistas que você está visitando agora?”, em loja online.

Desejos do consumidor

Os dados dos gráficos mostram números referentes à mesma pequisa realizada em abril (na cor cinza) e maio (na cor laranja). Em maio:

  • 59% disseram esperar entrega em domicílio gratuita
  • 64 esperam diferentes métodos de pagamento
  • 63% esperam garantia de estoque
  • 48% desejam que os funcionários “não toquem nas coisas” (produtos)
  • 58% desejam que os funcionários usem máscara e proteção

Quando o assunto se refere à produtos da modalidade “click e retire”, quando você compra pelo site e retira na loja, as respostas foram:

  • 37% esperam suporte por vídeo ou Skype
  • 52% esperam suporte telefônico
  • 45% esperam serviço de instalação em casa

Gráfico 1

A pesquisa traz um dado preocupante:a confiança do consumidor com o atual cenário despencou. De acordo com o estudo, em 4 semanas, houve uma queda na confiança maior que em quatro anos.

Com a queda na confiança e as incertezas sobre o futuro, o consumidor deixa de comprar. Ou seja, o maior desafio dos varejistas é devolver essa confiança gradualmente ao consumidor, para que ele se sinta seguro em comprar mais.

Com informações do portal Ecommerce Brasil.
* Imagem reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist