Foodservice | O que deve voltar para o backlog pós-retomada?

Desde o início da pandemia temos desenvolvido um informativo que intitulamos “foodservice do bem” e nele temos acumulado e divulgado boas práticas que afetam diretamente o mercado de alimentação fora do lar e algumas, de outros setores, que servem como inspiração.

O que vimos foram muitas ações em filosofia Ágil. Eu não digo metodologia, porque ela não é tão difundida no setor. Mas, o conceito que envolve: definir um tema, listar ações, criar uma squad (time), um cronograma curto e ritmado para lançar um projeto rapidamente e que pré-pandemia poderia levar mais tempo ou mais esferas de aprovação tem sido a máxima do mercado.

Olhando as doze edições temos mais de 400 ações catalogadas e muitas delas não farão sentido pós-retomada, porque tiveram como origem o ímpeto eminentemente tático que fez muito sentido no início do isolamento social como, ajudar ao próximo, doações, ativações de curto prazo, compras antecipadas, enfim, questões que demandavam a todos emocionalmente.

Mas, a aceleração da recuperação do mercado de foodservice exigirá ações mais maduras e ESTRATÉGICAS que nasçam da “pivotagem” (giro/evolução) do que foi inicialmente realizado, mas principalmente, inovações bem estruturadas. Assim, te convido a analisar o que você deve voltar ao backlog do que realizou nos últimos tempos para que esteja preparado para essa retomada. (Em metodologia ágil, backlog trata-se da lista de ações/atividades extraída a partir da necessidade dos usuários.)

Alguns exemplos:

  • Sua rede implementou o delivery em meio a pandemia. Algumas perguntas a se fazer: Você deve manter exclusividade com um marketplace, deve partir para um aplicativo próprio, ampliar venda por whatsapp e outras mídias sociais? Você testou e viu que consegue “fazer dinheiro” com essa operação, mas está sendo realmente positiva, ou melhor, como torna-la positiva? Custos de embalagens, mão de obra, taxas, custos de matéria prima, todos esses pontos precisam ser revisitados.
  • Por pressão de custos sua empresa reduziu a fidelidade a marcas e parceiros como distribuidores. As novas escolhas estão realmente fazendo sentido para o negócio? O tempo gasto em compras em atacadistas e cash&carry, a busca por promoções em tabloid, o uso de marcas alternativas tem garantido a mesma qualidade na performance de preparação do produto na operação, na experiência ao cliente e na rentabilidade do negócio?
  • Fechamento completo das operações por todo período da pandemia. A curva de consumo presencial nos negócios de alimentação fora do lar será gradual. Parte imposta pelo receio dos consumidores e parte pelas restrições de uso dos espaços já definidas pelos órgãos competentes. Você estruturou a equipe para esse novo momento? Renegociou aluguéis com seus parceiros (locação de espaços)? Está considerando equipamentos tecnológicos para reduzir impactos negativos com uma eventual redução de mão de obra? Está preparado para implementar um modelo de captação de clientes complementar ao atual?
  • Durante a pandemia os consumidores se mostraram muito interessados em produtos indulgentes. Essa é a linha de produtos que você deve promover?
  • O único caminho para reconquistar consumidores são as promoções. Essa afirmação é verdadeira? Que tipo de promoções devo fazer? Para gerar fluxo, alavancar ou reduzir o ticket médio?

Poderia dar outros infindáveis exemplos como: intervenções arquitetônicas, digitalização do sistema de pagamentos, ações de marketing e muito mais. O fato é que os pilares da gestão de foodservice são extremamente simples, porém, ganham cada vez mais complexidade, portanto, devem ser exaustivamente analisados.

A metodologia ágil é a base do nosso dia a dia, será um prazer compartilhar com você essa forma de trabalhar. Assim, por tudo o que foi dito lhe convido a refletir e priorizar em uma reanálise fria, ritmada, mas principalmente ESTRATÉGICA.

Conte conosco!

NOTA: A GS&Libbra é uma consultoria especializada no mercado de foodservice. Apoiamos sua empresa a construir estratégias para ampliar os resultados do negócio. Utilizamos técnicas e metodologias híbridas e ágeis para entregar inovação com profundidade e assertividade.

Estamos sediados na cidade de São Paulo e com a liberação do isolamento seguimos em atendimento misto com todos os cuidados para encontros presenciais, mas ainda dando preferência ao atendimento pelas plataformas de conexão virtual. Se precisar de algo, nos avise! Whatsapp 11.97684-0701.

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Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

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