fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home noticias-corporativas

Ferramentas de Gestão de Projetos podem contribuir para as pequenas empresas enfrentarem a crise provocada pela pandemia

de
24 de junho de 2020
no noticias-corporativas
0
Ferramentas de Gestão de Projetos podem contribuir para as pequenas empresas enfrentarem a crise provocada pela pandemia

Vitória, ES 24/6/2020 – Escolher as ferramentas de Gestão de Projetos adequadas para os desafios da empresa, podem garantir o sucesso no alcance dos objetivos e metas do negócio.

Objetivos e metas mais claros tornam possível a entrega de produtos e serviços no tempo certo, que por sua vez podem possibilitar a sobrevivência de um empreendimento. Algumas ferramentas de Gestão de Projetos podem contribuir para o entendimento do atual cenário e na construção de um plano com objetivos e metas de sucesso para enfrentar a crise gerada pela pandemia.

Não é exagero dizer que esses são tempos difíceis, as consequências trazidas pela COVID-19 estão presente no dia a dia. No ponto de vista econômico, é observada a falta de fôlego do mercado e a limitação dos recursos, principalmente nas micro e pequenas empresas, para planejar e executar ações concretas que gerem resultados de valor no combate aos desafios da crise provocada pela pandemia.

Objetivos e metas mais claros tornam possível a entrega de produtos e serviços no tempo certo, que por sua vez podem possibilitar a sobrevivência de um empreendimento. Algumas ferramentas de Gestão de Projetos podem contribuir para o entendimento do atual cenário e na construção de um plano com objetivos e metas.

De acordo com a sexta edição do Guia PMBOK®, referência global sobre o assunto, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. Para isso estão disponíveis 49 processos agrupados em 5 grupos (Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; Encerramento), que compõem as boas práticas da Gestão de Projetos descritas no mesmo guia.

É comum encontrar pessoas que acreditam que a Gestão de Projetos é aplicável apenas em grandes empresas, assimilada a algo detalhado e burocrático. Porém a Gestão de Projetos bem como suas ferramentas podem ser adaptadas e aplicadas de acordo com as características de cada empresa, tendo como um dos fatores de sucesso a escolha das ferramentas corretas, simples e útil para o momento. Dentre essas ferramentas, é possível destacar 03 que podem contribuir para entender o atual cenário e estruturar um plano de ações.

  1. PREMISSAS E RESTRIÇÕES

Premissas e restrições servem para mapear as incertezas do cenário ao qual o projeto está inserido e apoiar na tomada de decisão, orientando qual caminho seguir, focando em ações de real impacto com respostas ágeis e assertivas.

Premissas: eventos ou circunstâncias externas que geram impactos para o negócio. A experiencia de mercado e a opinião dos clientes, são algumas das fontes para identificá-las. Demanda de consumo do produto ou serviço; permissão para o funcionamento do estabelecimento; mão de obra disponível e acesso a matéria-prima são alguns exemplos. Toda premissa gera um risco, desta forma, é possível identificá-los e gerenciá-los a fim de reduzir os impactos antecipadamente.

Restrições: várias regras foram estipuladas para que os empreendimentos pudessem funcionar, limitando a capacidade de produção, atendimento e interação com os clientes. O Plano de Contingência dos municípios ou estados; o enquadramento como serviços essenciais; a capacidade de atendimento e o custo de operação são alguns exemplos de restrições. 

  1. 5W2H – (WHAT, WHY, WHO, WHERE, WHEN, HOW, HOW MUCH)

Com o levantamento das premissas e restrições fica mais fácil definir quais ações executar e o que trará resultados mais relevantes. Para definir as ações é possível aplicar a ferramenta 5W2H que consiste na resposta para 7 perguntas: 

  1. O que? (What) – quais ações serão executadas para combater os efeitos da pandemia na empresa? Promoção, reformas físicas, criação de um canal direto com o cliente, novo formato de atendimento ou ajustes no produto.
  2. Por que? (Why) – que impactos essas ações podem gerar? O objetivo está claro? É possível medir os impactos gerados? 
  3. Quem? (Who) – responsável por executar a ação.
  4. Onde? (Where) – local de implementação da ação (on-line ou off-line).
  5. Quando? (When) – em qual momento esta ação irá acontecer?
  6. Como? (How) – quais ferramentas serão usadas? Passo a passo da execução?
  7. Quanto? (How much) – levantamento de todos os gastos: impressões, impulsionamento, contratação de parceiros para ação.

Com esse levantamento é possível priorizar o que é mais urgente, barato ou que tem maior impacto.

  1. CANVAS

“Para um projeto sair do papel, primeiro ele precisa entrar”, no entanto, o tempo para planejar e escrever um plano cheio de palavras e “burocracias” é algo impraticável na correria do atual momento, além de não ser a melhor forma de enxergar e apresentar um plano.

O CANVAS é uma “planta baixa” do projeto, com uma folha de papel A1, uma parede e Post-it é possível estruturar um projeto com componentes essenciais como justificativa, objetivo, benefícios, produtos, requisitos, stakeholders, equipe, restrições, premissas, grupo de entregas, riscos, linha do tempo ou cronograma e custos. Esses componentes estão divididos por setores que respondem às seguintes perguntas: Por que? O que? Quem? Como? Quando e Quanto?

As duas ferramentas apresentadas anteriormente servem como base para a reflexão sobre alguns elementos do CANVAS. Ao inseri-los, o preenchimento será muito mais fácil e claro.

Essas são algumas das muitas ferramentas de Gestão de Projetos que certamente ajudarão no alcance dos objetivos, no aumento das chances de sucesso, na solução dos problemas identificados e na gestão das mudanças necessárias.

Website: http://www.youtube.com/geracaoempreendedora

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Série de webinars que debatem os caminhos do audiovisual no pós-pandemia aborda o tema ‘Narrativas do Novo Real’

Próxima Postagem

Ornare Lab une tecnologia e exclusividade no novo modelo de negócio da brand de luxo

Relacionada Posts

Hapvida diz que negociação para fusão com Notre Dame avança
Destaque do dia

Hapvida diz que negociação para fusão com Notre Dame avança

16 de fevereiro de 2021
Mercado projeta queda de 5% na economia neste ano; para 2021, previsão é de alta
Destaque do dia

Mercado projeta queda de 5% na economia neste ano; para 2021, previsão é de alta

19 de outubro de 2020
Ricardo Eletro cria programa digital de incentivos para colaboradores
Notícias

Ricardo Eletro protocola plano de recuperação judicial, diz jornal

14 de outubro de 2020
Carrefour Brasil vê e-commerce em expansão
Carreiras

Carrefour Brasil digitaliza o RH e implementa jornada flexível de trabalho

30 de setembro de 2020
Empresa de mudanças em Goiânia investe em Marketing Digital
noticias-corporativas

Empresa de mudanças em Goiânia investe em Marketing Digital

25 de junho de 2020
Riviera Nayarit, conhecida com o Tesouro do Pacífico Mexicano, reabre para viajantes
noticias-corporativas

Riviera Nayarit, conhecida com o Tesouro do Pacífico Mexicano, reabre para viajantes

25 de junho de 2020
Próxima Postagem
Ornare Lab une tecnologia e exclusividade no novo modelo de negócio da brand de luxo

Ornare Lab une tecnologia e exclusividade no novo modelo de negócio da brand de luxo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular

Méliuz fecha compra do controle da plataforma Picodi.com por R$ 120 mi

27 de fevereiro de 2021
Centauro

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

26 de fevereiro de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: