Foodservice | Resiliência à Toda Prova

Passados mais de 100 dias da quarentena no Estado de São Paulo o mercado de alimentação fora do lar que vinha dando sinais de melhora (discreta e ainda em base negativa) voltou a apresentar queda na semana entre 14 a 20 de junho.

Ainda aguardamos a publicação dos dados da Cielo, fonte do comentário supra citado e gráfico ilustrado abaixo, mas o fato é que esse setor que tradicionalmente é resiliente e que num processo de retomada de crise reinventa-se, atualmente sofre muito com a sufocação causada pela incerteza.

graf1

Fato é que não há decisão fácil para os governantes de forma definitiva já que que a propagação do vírus ainda não está sob controle da ciência. Olhando ao redor do mundo as dúvidas ainda persistem. Alguns Estados americanos retomam o isolamento, alguns países europeus desaceleram as medidas de liberação e outros tanto na Europa, Ásia e Oceania parecem retomar a vida quase que normalmente. No Brasil seguimos num sistema que parece ser o mais inteligente, no qual cada Estado organiza e coordena a retomada. Somos continentais e não é possível esperar o controle Estado a Estado para agir.

Temos boas práticas a observar em nosso país e fora dele, ouvir colegas do setor e amigos de outros países tem nos inspirado e demonstrado que há oportunidades. Assim, divido um pouco da visão e dos aprendizados quem sabe para lhe assegurar mais uma dose de otimismo para seguir em frente.

  • Apoio do Governo – quando os recursos financeiros foram de fato destinados houve intensa adesão às medidas propostas, evitou-se o desemprego e a ansiedade e risco de falência dos negócios foram controladas.
  • Quando na retomada das operações realizar atividades promocionais com apoio das indústrias de alimentos têm se mostrado uma combinação vitoriosa. E várias delas sinalizam estarem preparadas para tal no Brasil.
  • A Maturidade Digital dos países permitiu a aceleração do uso de plataformas, pagamentos digitais e interação entre negócios e consumidores. No Brasil ocorreu algo como uma grande explosão, mas de fato, sairemos mais digitais dessa pandemia. A familiaridade e facilidade com que os brasileiros estão integrados às mídias sociais e o uso do whatsapp acenam como fenômeno para o setor nessa pandemia.
  • Ampliação de modelos Drive Thru para assegurar acesso fácil aos clientes, incentivando os estabelecimentos a manterem seus serviços a partir da criação de áreas e bolsões em regiões específicas, reduzindo o gasto do consumidor com frete, por exemplo, ou oferecendo conveniência para quem retomou suas atividades profissionais.
  • Permissão para utilização de espaços públicos para consumo de alimentos evitando confinamento das pessoas em áreas restritas. No hemisfério norte estão na primavera então essa sem dúvida é uma ótima possibilidade. Para alguns Estados brasileiros pode fazer sentido e nos Estados mais frios a combinação de aquecedores nas calçadas e proteção com umbrelone pode funcionar também.
  • Integração com varejo alimentar como novo canal de vendas. Estruturação de conceitos “store in store” ou reedição dos produtos em formato que permitam atender aos requisitos do varejo.

A caminhada é longa, o desafio maior ainda. Aglutine-se a outros elos da cadeia, busque novas parcerias, respire fundo e siga! Muitas pessoas e setores dependem da resiliência e da força de cada um dos líderes do foodservice e você é um deles!

NOTA: A GS&Libbra é uma consultoria especializada no mercado de foodservice. Apoiamos sua empresa a construir estratégias para ampliar os resultados do negócio. Utilizamos técnicas e metodologias híbridas e ágeis para entregar inovação com profundidade e assertividade.

Estamos sediados na cidade de São Paulo e com a liberação do isolamento seguimos em atendimento misto com todos os cuidados para encontros presenciais, mas ainda dando preferência ao atendimento pelas plataformas de conexão virtual. Se precisar de algo, nos avise! Whatsapp 11.97684 0701

Acompanhe a GS&Libbra no site e mídias sociais: www.gslibbra.com.br | linkedin | facebook | instagram #gslibbra #conhecimentocompartilhado #foodservice #alimentacaoforadolar #consultoriafoodservice #foodservicecovid19 #resiliencia foodservice

* Imagem reprodução

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist