fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Estudo da ABF indica queda média de 48,2% no faturamento das franquias em abril

Redação de Redação
1 de julho de 2020
no Franquias, Notícias, Varejo, Varejo Digital
0
Estudo da ABF indica queda média de 48,2% no faturamento das franquias em abril

Para acompanhar de perto os reflexos da pandemia de COVID-19, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a empresa de pesquisas AGP, vai passar a medir mensalmente o desempenho do setor de franquias no Brasil. O primeiro mês avaliado foi o de abril. O estudo apontou que a queda média no faturamento das franquias no País foi de 48,2% no período. Os segmentos mais afetados – principalmente dadas as severas restrições de circulação e reunião de pessoas – foram Turismo, Entretenimento, Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar. Os indicadores confirmaram a trajetória de queda que já havia sido esboçada na segunda quinzena de março, quando aproximadamente metade das franquias apresentaram uma queda de receita superior a 25%.

“A disseminação por quase todo o país de políticas de restrição à circulação e reunião de pessoas, o fechamento de centros comerciais e a suspensão ou desarticulação de algumas cadeias de valor infringiu um impacto severo ao franchising como um todo, provocando quedas históricas na geração de receita. No entanto, o setor não ficou parado: intensificou o suporte aos franqueados, isentou ou postergou o pagamento de taxas típicas do sistema e, principalmente, mirou sua artilharia na digitalização de suas operações. Essa adaptação expressa é muito importante para o setor e não apenas no curto prazo. Esperamos que esta situação deixe lições importantes que tornarão o sistema ainda mais moderno e resiliente”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

O estudo apontou que tiveram suas atividades suspensas 12% das unidades de franquia e 0,5% foram encerradas definitivamente. “Essas taxas são muito menores do que negócios isolados dado o trabalho em rede e o apoio das franqueadoras. É um momento difícil, mas estar em uma franquia traz benefícios que favorecem muito a sobrevivência. Além disso, 70% das franqueadoras evitaram demissões no mês de abril. Há um esforço das redes para se reinventar e manter o negócio operando”, disse o presidente da ABF.

As ações mais frequentes adotadas pelas redes para enfrentar os reflexos econômicos da pandemia foram: Reuniões Online, Home Office na Franqueadora, Delivery Partindo das Unidades, E-Commerce da Franqueadora e Venda Online/Retirada na Loja. Grande parte das redes afirmou que pretende manter os dois primeiros itens mesmo após a pandemia.

A pesquisa apontou ainda que, em abril, 91% das franquias de alimentação trabalharam com delivery – um recorde histórico -; já no segmento de Moda, 53% pretendem manter o delivery partindo das unidades após a pandemia e muitas redes que implementaram plataforma de e-commerce da franqueadora agora na pandemia planejam mantê-la posteriormente.

“Mais uma vez fica claro que o esforço de digitalização no setor está chegando mais fundo. Veja o caso de Moda, um segmento com grande ligação com a loja física, inclusive em shoppings, planejando tornar definitivas algumas ações tomadas na pandemia. É o caso, por exemplo, das vendas via WhatsApp que têm tudo para continuar crescendo”, explica André Friedheim.

Por fim, o estudo mostrou que é grande o apoio por parte das franqueadoras para que seus franqueados acessem linhas de crédito (51%). Nesse sentido, a ABF e a ABF Seccional Rio recentemente fecharam um convênio com a Caixa para facilitar o acesso a crédito no setor de franquias. O acordo prevê soluções em crédito e serviços bancários para franqueadores associados habilitados e franqueados de redes associadas, além de uma esteira diferenciada de atendimento. Destaque para duas linhas de crédito especiais com juros a partir de 0,83% por mês e carência de 3 meses para pagamento. A ABF estima que o setor precise de até R﹩ 3,7 bilhões em crédito e que este convênio possa atingir centenas de franqueadores e até 89 mil unidades franqueadas.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: crisedelieryDeliveryecommerceEconomiaentregafranquiaslojamarcasmercadonegóciospandemiaprodutossegmentounidadesvenda
Postagem anterior

Foodservice | Resiliência à Toda Prova

Próxima Postagem

Varejo de calçados perde R$ 13,6 bi em vendas no semestre

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Notícias

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário
Destaque do dia

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping
Notícias

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021
Destaque do dia

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021
PicPay
Destaque do dia

PicPay dobra número de cartões emitidos em 1 mês e chega a 4 milhões

5 de março de 2021
Próxima Postagem
varejo de calçados

Varejo de calçados perde R$ 13,6 bi em vendas no semestre

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: