fbpx

Transações online estão em alta na América Latina e no Caribe

A Visa apresenta análise realizada pela Visa Consulting & Analytics (VCA), sua consultoria estratégica, que mostra que, quando comparado às médias de janeiro e fevereiro de 2020, o número de transações de e-commerce realizadas em maio pelos consumidores da região da América Latina e Caribe subiu 6 pontos percentuais na categoria de gastos essenciais, que inclui alimentos, mercadorias em geral, despesas médicas e supermercado. Além disso, o número de transações de débito realizadas via e-commerce na região subiu 8 pontos percentuais.

O percentual anual de mudança no número de transações realizadas online vs. o número de transações realizadas presencialmente foi 5,8 vezes mais alto em maio de 2020, quando comparado à média de janeiro e fevereiro de 2020, o que mostra uma aceleração no uso de pagamentos digitais online por parte dos portadores de cartão da região no período analisado, durante a pandemia de COVID-19.

“A análise mostra três megatendências para os hábitos de consumo dos portadores de cartão na região da América Latina e Caribe durante a pandemia de COVID-19: a aceleração na adoção do e-commerce, a priorização de compras de produtos e serviços essenciais, e o aumento no número de transações de débito no ambiente de e-commerce”, comentou Javier Vázquez, head regional da Visa Consulting & Analytics para a América Latina e o Caribe. “Aliando a análise de tendências de pagamento digital ao know-how da Visa, é possível contribuir para que instituições financeiras e empresas compreendam as prioridades e melhorem as experiências de pagamento dos consumidores, especialmente em tempos de mudanças decorrentes da pandemia de COVID-19″.

Tendências de consumo

As categorias de consumo que registraram o maior impacto na América Latina e no Caribe, considerando o número de transações realizadas na semana de 31 de maio de 2020 vs. os números da mesma semana em 2019 foram:

  • Impacto positivo: produtos digitais (jogos, aplicativos e livros, filmes e TV online); pagamentos recorrentes (TV a cabo ou satélite, rádio, serviços de utilidade pública como luz, água e gás, assinaturas); e serviços profissionais (limpeza, construção, entrega/armazenamento/mudança, serviços financeiros, despesas legais).
  • Impacto negativo: companhias aéreas, despesas de viagem, aluguel de veículos e transporte.

A análise também permite identificar duas tendências que ilustram sinais de recuperação no varejo, incluindo lojas de departamento, roupas e eletrônicos.

  • A venda no varejo foi uma das categorias de consumo com o maior percentual de migração de transações presenciais para online durante o mês de maio de 2020, na comparação com o número médio de transações realizadas em janeiro e fevereiro de 2020 na América Latina e no Caribe.
  • O número de transações de venda no varejo (presenciais e online) aumentou do ponto mais baixo, registrado na semana de 22 de março, até a semana de 31 de maio de 2020, impulsionado pela migração do consumidor para as compras online. As vendas no varejo online aumentaram 23 pontos percentuais em maio de 2020, na comparação com as médias registradas para janeiro e fevereiro de 2020.

“Para os portadores do cartão Visa, ter a facilidade, a flexibilidade e a segurança de fazer compras e pagar online em momentos como este é fundamental”, completou Javier Vázquez. “Como o método de pagamento é uma parte essencial do processo de checkout, as instituições financeiras e as empresas elegeram como prioridade melhorar a experiência do consumidor, oferecendo formas de pagamento inovadoras, rápidas, seguras e práticas”.

* Imagem reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: