Seis pontos de destaque sobre transformação digital nos pagamentos

O futuro dos meios de pagamento está repleto de oportunidades com a revolução digital vivenciada no mundo. E foi sobre este assunto que o Mercado&Consumo em Alerta foi ao ar hoje em mais uma edição inédita do seu webinar. Para falar sobre transformação digital em pagamentos, o encontro virtual reuniu Pedro Coutinho, CEO da Getnet; Marcello Miranda, diretor de Produtos Fincanceiros da Pernambucanas Financiadora SA; Miguel Belli, gerente de Contas da ACI Worldwide e Antonio Soares, CEO da Conductor.

A seguir você confere os pontos altos do debate:

1 – Considerando a composição de gastos da família brasileira (em valores aproximados):

– 17 a 20% são realizados em Boletos / TEDs e Docs
– 40% em dinheiro (com um custo para nação de mais de 1 bilhão: custos com moeda / economia / corrupção)
– E os 43% realizados por meios eletrônicos.

O PIX , que é marca do Banco Central para pagamentos instantâneos, impactará o share apresentado acima principalmente porque:

  • O pagamento é instantâneo (prometido em até dez segundos), não dependente de horários formais ou dias úteis;
  • Reduz de custos de transações financeiras para as empresas, hoje com cifras de milhares de reais;
  • Reduz a quantidade de moedas circulantes e consequentemente burocracia;
  • Adiciona um formato de oferta de crédito para os consumidores Comparativamente, na Coreia do Sul e Suécia os gastos das famílias já são 80% digitais, com o PIX nossos índices devem aumentar e nos aproximar ao que hoje já é uma realidade internacional.

2 – O varejo é um dos vetores mais importantes da estratégia do Banco Central  com o PIX, visto que seu acesso ao consumidor agiliza a bancarização, potencializa a utilização de meios de pagamentos digitais e aumento a oferta de crédito a estes consumidores que hoje não conseguem ser atendidos pela rede bancária tradicional;

3 – Um ponto importante nesta nova realidade é a infraestrutura necessária para esta evolução. Segundo a Getnet, importante player deste segmento, as empresas que compõem rede tecnológica nacional estão sim preparadas para absorver e processar este aumento no volume de transações digitais monitoradas por KPIs de processamento e qualidades, não apenas para o digital, como também para o físico;

4 – Diferente da China, que tem dois players principais, a dimensão do mercado brasileiro permite uma participação mais ampla, não concentrada apenas nos grandes varejistas nacionais, mas também com importante participação dos varejistas locais e regionais reconhecidos e fortes em seus mercados, inclusive com carteiras digitais de múltiplos players integradas;

5 – A milha final será potencializada pelas Fintechs e hoje, ao contrário dos anos atrás existe uma regulamentação que permite e protege o mercado, evitando casos como os que ocorreram internacionalmente de quebras, porém os bancos não estão excluídos desta cadeia, mas sim são parte fundamentais como a base permitindo a garantia e credibilidade do sistema;

6 – Não subestime a capacidade do cliente para utilização destes novos modelos de pagamento, ele vai sim aprender e utilizar, alguns clientes já o fazem como os das Pernambucanas que já usam sua carteira e crédito em supermercados, por exemplo. Porém para esta nova realidade a comunicação é fator chave. Comunicação com o cliente final, mas principalmente com os colaboradores, que devem estar treinados e informados a fim de auxiliar o consumidor e ensinar este cliente com suas necessidades falando a sua linguagem, respeitando a sua realidade.

Este webinar conta com o patrocínio da DocuSign, empresa  pioneira no desenvolvimento da tecnologia de assinatura eletrônica e que hoje ajuda as organizações a se conectarem e automatizarem como preparam, assinam, agem e gerenciam seus contratos e também da ACI Universal Payments, empresa com solução única e universal que oferece pagamentos em tempo real corporativos e de varejo.

* Imagem reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist