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Segundo o diretor de Expansão do DIA, estar perto dos clientes é um pilar muito forte da rede

O grupo espanhol DIA teve crescimento em sua operação no Brasil no segundo trimestre deste ano. De abril a junho o faturamento nos supermercados da rede aumentou 20% em termos reais na comparação com o mesmo período do ano passado. Sidney Isidro, diretor de Expansão do DIA, que esteve ao lado de Fernanda Dalben, diretora de Marketing da Dalben Supermercados e Fausto Severino, sócio-fundador do Tenda Atacado em live promovida pela Mercado&Consumo, compartilhou as boas práticas que estão implantando em toda rede.

Segundo o executivo, o DIA deixou em “freezing” o processo de implantação do seu e-commerce em 2019 e agora, inspirados nas operações da Europa, que está a alguns passos na frente em omnicalidade e tecnologia, tem trabalho com mais força nessa frente. Sidney acredita que estar perto dos clientes é um pilar muito forte na rede, mas o fato de poder estar dentro da casa das pessoas, por meio do digital, faz toda diferença. “Estamos estudando a melhor forma de integrar essa omnicanalidade para nos tornarmos mais disponíveis para o cliente”, revelou.

Sidney disse ainda que qualquer nova loja hoje tem que nascer preparada para os clientes das lojas físicas e os entregadores que vão de moto ou carro com toda estrutura e layout pensada na expansão da digitalização. Ele contou que a missão da rede é tentar deixar o mais segregado possível para não atrapalhar a jornada de compra em nenhum dos lados. “Estes quatro meses de pandemia têm sido um grande laboratório e mostraram como os clientes queriam que o DIA entrasse no ambiente digital”, disse o executivo, que citou checkouts específicos para entrega via aplicativo ou e-commerce próprio, assim como dark stores, como planos futuros em estudo.

O diretor de Expansão do DIA acredita que o mundo digital é complementar e não substitui o físico. Durante o bate-papo ele revelou que as vendas da rede de supermercados cresceram nas lojas físicas, mas ao mesmo tempo registraram impactos significativos nas vendas digitais. Ele acredita que a proximidade das lojas com as casas dos consumidores é um impulsionador do modelo de e-commerce. “Quanto mais presente eu estiver fisicamente, mais forte provavelmente eu vou ser no ambiente digital, por isso no vejo regime de competição nos dois formatos”, afirmou.

O DIA tem hoje 882 lojas físicas no Brasil, mas ainda não opera em 50% do Estado de São Paulo. Segundo Sidney, a ideia da rede é ser o vizinho dos clientes. “As pessoas pensam no DIA como uma rede repositora e abastecedora do seu dia a dia, nada mais justo estar perto de todos”, finalizou.

* Imagem reprodução

Redação

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