“A fraude é cada vez mais sofisticada”, revela CEO do T. Group

Nesta manhã (5 de agosto) a Mercado&Consumo reuniu Pedro Chiamulera, CEO do T. Group e fundador da ClearSale e Marcio Kumruian, CEO da Netshoes, para compartilharem suas experiências no ambiente digital. No bate-papo mediado por Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa, Chiamulera afirmou que proteção de transações online não dispensa o fator humano. Segndo ele, há nuances de “criatividade” na fraude que as pessoas antecipam melhor que a máquina. “A melhor performance é uma combinação de sistemas e a combinação de inteligência artificial com a humana é imprescindível”, disse.

Pedro falou também sobre a sobre a importância no cuidado com produtos de alto valor de revenda, pois estes recebem maior número de ataques. “Essa prática chama a atenção do fraudador” revelou. O executivo que recentemente anunciou a criação da holding T.Group, integrada por pelas empresas Clearsale, Compre & Confie, Send4 e Lomadee, disse durante a conversa que o trabalho do grupo sempre foi baseado na neutralidade, que colabora não só com os grandes players, mas que opera com o propósito de ajudar o mercado. E nesta linha o executivo citou o modelo de troca e devolução, que ainda gera muita desconfiança (devolver a compra e depois receber o produto trocado). Segundo ele, a empresa não acredita no cliente ao exigir esta dinâmica e o fato é que 3% da fraude é maliciosa, o restante é penalizado pela minoria. “Mudar para um sistema de confiança (trocar e depois devolver) poderia retirar a fricção do e-commerce”, disse.

Questionado sobre o PIX, uma nova maneira de fazer transferências e pagamentos, anunciado pelo Banco Central, o executivo foi enfático ao dizer que o novo sistema vai ser importante para diminuir o custo transacional, além de trazer mais agilidade para o mercado. Pedro contou que o PIX democratiza mais os pagamentos, diminui custo, mas que será preciso estar atendo ao desafio das fraudes, uma vez que essa p´ratica (da fraude) é cada vez mais sofisticada. A Clearsale está envolvida no processo em ajudar o governo a trazer mais segurança para este sistema, mas segundo Pedro, não é possível dar mais detalhes no momento. “O Brasil é um dos países mais sofisticados no sistema tecnológico financeiro. O PIX vai transformar ainda mais o país e será um marco importante para o e-commerce e o varejo”, afirmou.

Do decorrer do webinar, Pedro compartilhou algumas dicas para não cair em uma fraude:

  • Muito cuidado com os phishing (prática criminosa muito danosa do mundo virtual, que provoca prejuízos financeiros, danos em equipamentos e danos morais);
  • Digite o endereço do site no browser ou faça o download do aplicativo;
  • Compre nos grandes, e se for comprar no pequeno compre, melhor por um marketplace;
  • Pague com cartão de crédito (o meio mais seguro para comprar na internet). Se for boleto, depois que paga você não consegue mais ter o dinheiro de volta;
  • Ter muito cuidado com promoções muito baratas, porque, segundo ele “não existe almoço grátis”.

* Imagem reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist