fbpx

Combatendo o desemprego… o protagonista sou eu!

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), referente ao segundo trimestre de 2020. O período abril-junho foi o momento onde tivemos as primeiras regulamentações governamentais sobre programas de manutenção de emprego e amparo às pessoas em situação vulnerável. Também tivemos nesse período, o estabelecimento das regras mais duras de isolamento social no território brasileiro, impactando fortemente na economia nacional com as restrições de funcionamento dos estabelecimentos comerciais de varejo.

Como já era de se esperar, a taxa de desocupação subiu 1,1 ponto percentual sobre o resultado fechado no primeiro trimestre desse ano. O fechamento do segundo trimestre em 13,3% significa crescimento de 9% na taxa de desocupação. Um outro número apresentado pela Pesquisa é o número de pessoas desocupadas, 12,8 Milhões. O Comércio foi a área mais impactada com 2,1 Milhões de pessoas perdendo seus postos de trabalho.

Também foram apresentados os números sobre a população desalentada (pessoas que desistiram de procurar emprego). Foram 913 mil pessoas entrando nessa estatística, em relação ao primeiro trimestre do ano. Alcançamos o novo recorde com 5,7 Milhões de pessoas na população desalentada. É importante ressaltar que o medo de se contaminar com COVID-19 e a necessidade de cuidar dos filhos afastados da escola influenciam na decisão de não buscar um emprego nesse momento.

Por outro lado, vale registrar que tivemos esforços nas esferas governamentais e privadas para que o número do desemprego brasileiro não fosse ainda mais dramático. Também podemos evidenciar que a atividade econômica começa a demonstrar sinais de melhoria e, por menores que sejam, estamos começando a reabrir as portas das empresas. Há anos já sabemos que o caminho para a recuperação econômica é a geração de empregos.

Será que devemos esperar por um protagonista, líder nacional do processo de retomada da economia? Agora é a hora de puxar a responsabilidade para si e “Fazer Acontecer”! É hora de olhar para o espelho e se perguntar: Qual meu papel nessa retomada? O que posso fazer para ajudar alguém a conquistar uma nova oportunidade de trabalho?

A pior postura é ficar debaixo da coberta, esperando passivamente por alguém agir… pensar que o outro é responsável por tudo. Se você não está na estatística do desemprego, tem o dever de aumentar seu empenho para conseguir melhores resultados em produtividade e, assim, potencializar a geração de emprego na empresa em que trabalha e contribuir para retomada da economia com a redução do desemprego. O empresariado também tem importante papel nesse cenário e, diante de uma onda cada vez maior de ações solidárias, se engajar em um propósito voltado à geração de emprego ou a melhoria da qualificação profissional da força de trabalho desocupada no momento!

Falando em qualificação… as pessoas que estão buscando novas oportunidades também têm que se mexer! Há anos escutamos que nossa força de trabalho é pouco qualificada e que há posições que deixam de ser preenchidas por não localizarem pessoas com qualificação mínima para o cargo. Quem quer, faz acontecer e encontra cursos gratuitos, assiste vídeos, lê livros… se desenvolve… corre atrás da qualificação mínima exigida pelo mercado.

O protagonismo dessa história de sucesso, que vamos escrever após o pior trimestre da história desse país, é meu, é seu, é de quem quiser! Faça Acontecer!

* Imagem reprodução

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Comentários 1

  1. Concordo totalmente com esse artigo.Tudo depende de nós mesmos,Não podemos esperar por nada nem ninguem.Nosso sucesso ou fracasso é consequencia do nosso empenho,em trabalhar,estudar,se relacionar e tambem encarar que o nosso País é fruto de nossas atividades,portanto não podemos deixar que a administração de nosso País seja sempre encaminhada por esses politicos de carreira que tomam atitudes irresponsaveis prejudicando a nação.Logo é importante e tambem faz parte de nosso esforço nos preparar-mos para assumir mandatos politicos de no maximo 4 anos,sempre com o intuito de haver substituição,trocas constantes na administração publica de nossa Patria.Não podemos ficar de maneira comodista e mesmo hipocrita achando que é obrigação dos politicos exercerem essa função.Ora os politicos somos nós mesmos.Se damos exclusividade a determinadas pessoas fixas ,depois não adianta reclamar-mos,pois é obrigação e direito de cada um dos duzentos e vinte milhões de brasileiros tambem assumir e se candidatar.Cabe agora reiniciar-mos nossa empreitada de levar-mos nossa Patria a frente.Cabe tambem aqui uma indagação.E esses politicos ,prefeitos e governadores totalitarios juntamente com um STF insensivel terão que indenizar nossa nação??Ora eles tiveram seus salarios garantidos e tomaram atitudes arbitrarias e totalitarias,impedindo o transito de pessoas e abertura de negocios.Ficaremos na imobilidade de não os punir??
    Sim sem duvida tudo depnede unica e exclusivamente de nosso esforço que é o trabalho,o estudo,o relacionamento humano,as trocas,mas sem diuvida nenhuma tambem é a nossa reflexão e atitude de mudar nossa nação não permitindo mais politicos de carreira e punindo seus crimes,por isso tambem é importante um judiciario,STF concursado e mandatario somente tambem por 4 anos,para que haja troca e evolução da nosssa sociedade,sempre com novos cidadãos participando de todo o processo politico e judicial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: