fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejo deixou de faturar R$ 286,4 bilhões de março a julho

Redação de Redação
14 de agosto de 2020
no Notícias, Varejo
0
varejo

Apesar da melhora nas vendas, o comércio varejista brasileiro já deixou de faturar R$ 286,4 bilhões em decorrência da crise provocada pela pandemia de coronavírus, calculou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A estimativa considera o volume que deixou de ser vendido pelo varejo ampliado – que inclui as atividades de veículos e material de construção – no período que se estende da segunda quinzena de março, quando a disseminação da covid-19 se agravou no País, até o fim de julho.

Diante do acesso de uma fatia considerável da população vulnerável ao auxílio emergencial distribuído pelo governo, do crescimento do comércio eletrônico e do início da flexibilização das medidas do isolamento social, o volume de perdas do comércio varejista tem diminuído. O prejuízo, que cresceu de R$ 39,3 bilhões em março para um pico de R$ 77,4 bilhões em abril, tem recuado desde maio (R$ 69,5 bilhões), descendo a R$ 54,6 bilhões em junho e R$ 45,6 bilhões em julho.

“O varejo não essencial, o mais afetado pela pandemia, continua de fato apontando perdas”, observou o economista Fabio Bentes, responsável pelo estudo na CNC.

A entidade melhorou suas projeções para as vendas do varejo em 2020 após a divulgação nesta quarta-feira, 12, dos dados de junho da Pesquisa Mensal de Comércio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vendas cresceram 8,0% em junho ante maio. No varejo ampliado, o avanço foi de 12,6%.

Como resultado, a projeção da CNC para o varejo neste ano saiu de uma queda de 6,3% para um recuo de 4,7%, enquanto para o varejo ampliado a retração esperada foi amenizada de 9,2% para 6,9%.

“Os dados de junho reforçam a ideia de que o auxílio emergencial está surtindo efeito. A flexibilização do isolamento social também está ajudando o varejo a voltar ao patamar pré-pandemia”, justificou Bentes.

Em junho, o varejo restrito retornou ao patamar de vendas anterior ao agravamento da covid-19 no País, mas o bom desempenho foi sustentado por apenas três atividades, que já exibem patamares de vendas muito acima dos níveis de fevereiro, pré-pandemia: material de construção (as vendas estão 15,6% acima de fevereiro), móveis e eletrodomésticos (12,9%) e supermercados (8,9%).

Segundo Bentes, a mudança nos hábitos de consumo da população em tempos de pandemia explica a melhora em alguns segmentos em detrimento de outros.

“Tem mais alimento sendo consumido em casa do que fora de casa. As famílias também estão equipando suas casas. O isolamento social diminuiu, mas não voltou ao patamar pré-pandemia. As pessoas não precisam mais consumir tantos itens de vestuário, já que estão passando mais tempo em casa”, disse Bentes.

Apesar da surpresa positiva com a velocidade de recuperação do varejo, o economista da CNC, acredita que o desempenho permanecerá desigual nos próximos meses, sem uma reação mais contundente dos setores mais afetados pela crise da covid-19.

“Ainda não vamos poder dizer ao final deste ano que todo o varejo voltou ao patamar pré-pandemia. Veículos e vestuário ainda vão fechar o ano no vermelho. Até porque o governo não garantiu o auxílio emergencial até o fim do ano”, ponderou Fabio Bentes.

Com informações do portal Terra.
* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: auxílioconsumoFaturamentonegociospandmiavarejo
Postagem anterior

EUA deve superar total de vendas do e-commerce de 2019

Próxima Postagem

Faturamento 2020: setores de Serviços e Comércio são os menos otimistas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping
Destaque do dia

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021
Notícias

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário
Destaque do dia

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping
Notícias

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021
Destaque do dia

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021
Próxima Postagem
Setor-de-serviços800x500

Faturamento 2020: setores de Serviços e Comércio são os menos otimistas

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: