Estratégias que tracionam a recuperação do foodservice

Dia a dia as indústrias investem na desintermediação e criam estratégias DTC – Direct to Consumer. Isso não é exatamente uma inovação no setor de alimentos, cito dois exemplos no Brasil, a gelateria da marca Parmalat que não avançou em expansão e a Casa Bauducco que é, sem dúvida, um grande sucesso e segue com força total seus planos de crescimento.

Mas, a pandemia parece sinalizar a aceleração de um movimento adicional, que é o das marcas consagradas no foodservice lançarem produtos para o consumidor levar para casa, não é o delivery de sempre, são os produtos clássicos com maior prazo de validade, semi ou totalmente industrializados. Mc Donald´s divulgou na última semana a venda do “molho especial” do Big Mac em bisnaga, a Pizzaria Bráz lançou a Braz Veloce, pizza com massa artesanal de fermentação natural pré assada e embalada a vácuo para finalizar em casa. Ambos produtos, por enquanto, são para aquisição nas lojas das marcas. Já o Giraffas lançou sua maionese com proposta de venda no varejo.

Essas iniciativas coexistem no foodservice seja pelo artifício do licenciamento ou iniciativa das próprias marcas há algum tempo. Um caso icônico é o da Starbucks que desde fevereiro de 2019, a partir de parceria com a Nestlé, tem suas cápsulas distribuídas nos supermercados do país. Para quem gosta da experiência vivida na loja parecia loucura naquele momento, mas, além de ser mais um canal de vendas, certamente os apaixonados pela marca agradeceram poder ter seus blends favoritos à disposição durante esse período de isolamento.

Até o dia 13 de agosto o índice Cielo apurou uma queda acumulada de -56,7% no faturamento dos negócios de alimentação fora do lar desde o início da crise causada pela pandemia, enquanto hipermercados cresceram 23,1% suas vendas, ou seja, se o consumidor direcionou a compra de alimentos para preparo em casa, parece fazer sentido migrar parte do mix para este conceito, afinal é um caminho para criar novas formas na geração de receitas.

O Google anunciou na última semana a integração de um botão para direcionamento para plataformas de Delivery de refeições (integração com empresas especialistas do segmento) e facilitar o pedido pelos clientes que busquem por restaurantes a partir do Google Maps, ajudando a viabilizar a venda quando pesquisados restaurantes nas proximidades.

A Sapore, empresa especializada em refeições empresariais lançou um serviço de venda de refeições prontas congeladas chamado de PF Chic, entregando para quem está em home office a qualidade das refeições como as que a pessoa consumia na empresa.

Nessa segunda-feira, dia 24/08, a Abrasce divulgou nota informando que cem por cento dos shoppings centers do país estão reabertos (577), o Estado de São Paulo tem todas as regiões em fase amarela, nenhuma piorou, outros estados demonstram queda importante em mortes, índices de confiança estão em elevação, ou seja, temos um contexto mais animador do ponto de vista de controle pandemia.

Mesmo com um cenário mais otimista, o mercado de alimentação fora do lar tem desafios hercúleos para recompor suas vendas. As iniciativas, como as citadas nesse artigo, demonstram que para sobreviver e retomar a rota do crescimento os empresários e líderes do setor deverão atuar com foco em inovação, criação de múltiplas soluções, conexão com as necessidades, desejos do consumidor e mudanças dinâmicas no comportamento do consumidor.

Fácil não será, não demore a se reinventar.

NOTA: A Gouvêa Foodservice é uma consultoria especializada no atendimento ao setor, englobando: indústrias, distribuidores e operadores (redes, franquias e independentes). Apoiamos sua empresa a construir estratégias para ampliar os resultados do negócio. Utilizamos técnicas e metodologias híbridas e ágeis para entregar inovação com profundidade e assertividade.

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Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

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