fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Estratégias que tracionam a recuperação do foodservice

Cristina Souza de Cristina Souza
25 de agosto de 2020
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice
0
Estratégias que tracionam a recuperação do foodservice

Online food ordering concept

Dia a dia as indústrias investem na desintermediação e criam estratégias DTC – Direct to Consumer. Isso não é exatamente uma inovação no setor de alimentos, cito dois exemplos no Brasil, a gelateria da marca Parmalat que não avançou em expansão e a Casa Bauducco que é, sem dúvida, um grande sucesso e segue com força total seus planos de crescimento.

Mas, a pandemia parece sinalizar a aceleração de um movimento adicional, que é o das marcas consagradas no foodservice lançarem produtos para o consumidor levar para casa, não é o delivery de sempre, são os produtos clássicos com maior prazo de validade, semi ou totalmente industrializados. Mc Donald´s divulgou na última semana a venda do “molho especial” do Big Mac em bisnaga, a Pizzaria Bráz lançou a Braz Veloce, pizza com massa artesanal de fermentação natural pré assada e embalada a vácuo para finalizar em casa. Ambos produtos, por enquanto, são para aquisição nas lojas das marcas. Já o Giraffas lançou sua maionese com proposta de venda no varejo.

Essas iniciativas coexistem no foodservice seja pelo artifício do licenciamento ou iniciativa das próprias marcas há algum tempo. Um caso icônico é o da Starbucks que desde fevereiro de 2019, a partir de parceria com a Nestlé, tem suas cápsulas distribuídas nos supermercados do país. Para quem gosta da experiência vivida na loja parecia loucura naquele momento, mas, além de ser mais um canal de vendas, certamente os apaixonados pela marca agradeceram poder ter seus blends favoritos à disposição durante esse período de isolamento.

Até o dia 13 de agosto o índice Cielo apurou uma queda acumulada de -56,7% no faturamento dos negócios de alimentação fora do lar desde o início da crise causada pela pandemia, enquanto hipermercados cresceram 23,1% suas vendas, ou seja, se o consumidor direcionou a compra de alimentos para preparo em casa, parece fazer sentido migrar parte do mix para este conceito, afinal é um caminho para criar novas formas na geração de receitas.

O Google anunciou na última semana a integração de um botão para direcionamento para plataformas de Delivery de refeições (integração com empresas especialistas do segmento) e facilitar o pedido pelos clientes que busquem por restaurantes a partir do Google Maps, ajudando a viabilizar a venda quando pesquisados restaurantes nas proximidades.

A Sapore, empresa especializada em refeições empresariais lançou um serviço de venda de refeições prontas congeladas chamado de PF Chic, entregando para quem está em home office a qualidade das refeições como as que a pessoa consumia na empresa.

Nessa segunda-feira, dia 24/08, a Abrasce divulgou nota informando que cem por cento dos shoppings centers do país estão reabertos (577), o Estado de São Paulo tem todas as regiões em fase amarela, nenhuma piorou, outros estados demonstram queda importante em mortes, índices de confiança estão em elevação, ou seja, temos um contexto mais animador do ponto de vista de controle pandemia.

Mesmo com um cenário mais otimista, o mercado de alimentação fora do lar tem desafios hercúleos para recompor suas vendas. As iniciativas, como as citadas nesse artigo, demonstram que para sobreviver e retomar a rota do crescimento os empresários e líderes do setor deverão atuar com foco em inovação, criação de múltiplas soluções, conexão com as necessidades, desejos do consumidor e mudanças dinâmicas no comportamento do consumidor.

Fácil não será, não demore a se reinventar.

NOTA: A Gouvêa Foodservice é uma consultoria especializada no atendimento ao setor, englobando: indústrias, distribuidores e operadores (redes, franquias e independentes). Apoiamos sua empresa a construir estratégias para ampliar os resultados do negócio. Utilizamos técnicas e metodologias híbridas e ágeis para entregar inovação com profundidade e assertividade.

Nossa sede é em São Paulo e temos regionais em Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Conte Conosco! Whatsapp 11.97684 0701.

Acompanhe a Gouvêa Foodservice no site e mídias sociais: www.gouveafoodservice.com.

linkedin | facebook | instagram #gslibbra #conhecimentocompartilhado #foodservice #alimentacaoforadolar #consultoriafoodservice #directtoconsumer #dtc

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: alimentaçãocomérciocomportamentocomprasconsumidorempresasestratégiaexpansãoexperiênciafoodserviceinvestimentomercadoonlinetecnologia
Postagem anterior

Uber passa a fazer entregas de medicamentos nos EUA

Próxima Postagem

Para 45% do varejo de SP, eventos cancelados não impactam o comércio

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionada Posts

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor
Artigos

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário
Destaque do dia

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Destaque do dia

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021
PicPay
Destaque do dia

PicPay dobra número de cartões emitidos em 1 mês e chega a 4 milhões

5 de março de 2021
Fecomércio RJ pede ações de amparo à economia e combate da informalidade
Destaque do dia

Fecomércio RJ pede ações de amparo à economia e combate da informalidade

4 de março de 2021
Próxima Postagem
Para 45% do varejo de SP, eventos cancelados não impactam o comércio

Para 45% do varejo de SP, eventos cancelados não impactam o comércio

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: