fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Global Retail Show

Pandemia mudou hábitos dos clientes e dos gestores das empresas

Redação de Redação
14 de setembro de 2020
no Global Retail Show, Notícias
0
Juliana Azevedo, CEO da Procter & Gamble

Juliana Azevedo, CEO da Procter & Gamble

Os brasileiros sempre foram muito preocupados com a higiene, mas a pandemia de Covid-19 acentuou ainda mais esses cuidados. Em tempos de crise e de cortes de emprego e de renda, eles também passaram a dar mais valor a boas marcas com preços justos e adotaram, de vez, o drive-thru.

Além disso, os líderes das empresas foram desafiados não só a reposicionar o negócio, mas também a acolher e oferecer segurança aos colaboradores.

Essas mudanças foram alguns dos temas debatidos por empresários de diversas áreas do varejo num dos painéis desta segunda-feira (14), segundo dia do Global Retail Show 2020. O evento, 100% virtual, tem mais de 200 palestrantes de 15 países e vai até o sábado, dia 19 de setembro.

“Não há dúvidas de que o conceito de saúde e de higiene ganhou outra proporção na pandemia, apesar de o Brasil ser um país em que o consumidor que já era muito preocupado com essas questões”, diz a presidente da Procter & Gamble no Brasil, Juliana Azevedo.

Segundo ela, a beleza e a autoestima, que também sempre foram importantes para os consumidores daqui, continuaram em destaque. “Não é porque ficamos trabalhando em casa que ficamos relaxados; ficamos ‘ajeitadinhos’, cuidamos dos cabelos e, para isso, tivemos uma ajuda importante das marcas.”

Delivery e drive thru

Nas marcas da BFFC, holding que controla o Bob’s e a Yoggi e possui a Master Franquia da marca Doggis para o Brasil, as mudanças de comportamento também foram percebidas com intensidade. “O delivery já vinha crescendo, mas, na pandemia, o aumento foi de 100%”, afirma o CEO Ricardo Bomeny.

O fato de os consumidores terem de ficar em casa e pararem de se deslocar como estavam acostumados também fez com que o faturamento caísse muito, especialmente em abril e maio, nas mais de mil unidades dessas redes.

“Por outro lado, além do delivery, houve aumento do drive thru, que vimos não só no setor de alimentos, mas também em farmácias, bancos e shopping centers”, diz Bomeny, que também citou o aumento das compras sem contato, por aplicativos, demanda dos consumidores no quesito segurança.

Propósito e experiência

“Com o bolso mais apertado, o brasileiro redescobriu o valor de cada produto e cada serviço. As marcas deixaram de comunicar só a questão funcional dos produtos, mas também passaram a falar mais de propósito e de experiência”, diz Juliana Azevedo, da P&G.

Para ela, essa é uma tendência que deve continuar e deve ser seguida não só por grandes marcas, mas também pelas menores. “Questões como valores, respeito, inclusão, equidade, todas pautas pela empatia, são importantes tanto para empresas multibilionárias quanto para microempresas e profissionais liberais. A sociedade mudou e, se nós não mudarmos também, vamos ficar para trás.”

Para o CEO do Atacadão, José Roberto Meister Müssnich, a pandemia também destacou a importância de uma boa liderança em momentos de crise. “A liderança nunca foi tão testada e os gestores nunca precisaram dar tanto o exemplo quanto agora”, avalia.

A diretora de marketing do Aché, Eli Zabibon, concorda. “Cada vez mais é necessário desenvolver e preparar as lideranças, não para elas aprendam determinadas coisas, mas para que aprendam a reaprender.”

Imagem: Divulgação

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: achéAtacadãobffcconsumidorGlobal Retail Showgrs2020P&GProcter & Gamblevarejo
Postagem anterior

Rede Pernambucanas abre primeira loja-conceito em São Paulo

Próxima Postagem

PIX e pandemia fazem indústria de meios de pagamento se reinventar

Redação

Redação

Relacionada Posts

Inflação anual: expectativa dos consumidores cai em outubro
Economia

Prévia da inflação fica em 0,78% em janeiro, maior taxa para o mês desde 2016

26 de janeiro de 2021
Turismo soma prejuízo
Economia

FecomercioSP pede que governo prorrogue medidas de flexibilização para o turismo brasileiro

26 de janeiro de 2021
Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão
Destaque do dia

Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão

26 de janeiro de 2021
O lado oculto dos dados de desemprego
Economia

Pandemia impactou finanças de 8 a cada 10 brasileiros, mas maioria espera 2021 melhor

26 de janeiro de 2021
Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo
Destaque do dia

Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo

26 de janeiro de 2021
McGreen: bandejas de plástico do McDonald’s ganham versão sustentável no Brasil
Destaque do dia

McGreen: bandejas de plástico do McDonald’s ganham versão sustentável no Brasil

26 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Pix vai reduzir custos para as empresas, afirma presidente do Banco Central

PIX e pandemia fazem indústria de meios de pagamento se reinventar

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Inflação anual: expectativa dos consumidores cai em outubro

Prévia da inflação fica em 0,78% em janeiro, maior taxa para o mês desde 2016

26 de janeiro de 2021
Turismo soma prejuízo

FecomercioSP pede que governo prorrogue medidas de flexibilização para o turismo brasileiro

26 de janeiro de 2021
Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão

Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão

26 de janeiro de 2021
A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia

A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia

26 de janeiro de 2021
O lado oculto dos dados de desemprego

Pandemia impactou finanças de 8 a cada 10 brasileiros, mas maioria espera 2021 melhor

26 de janeiro de 2021
Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo

Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo

26 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: