fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Global Retail Show

PIX e pandemia fazem indústria de meios de pagamento se reinventar

Redação de Redação
14 de setembro de 2020
no Global Retail Show, Notícias
0
Pix vai reduzir custos para as empresas, afirma presidente do Banco Central

Num mundo muito mais conectado e de transações remotas, a indústria de meios de pagamento está se reinventando para se adequar não apenas às consequências da pandemia de Covid-19, mas também às novas plataformas que estão surgindo, com o PIX, desenvolvido pelo Banco Central.

A revolução dos meios de pagamento foi destaque de um debate sobre finanças realizado no segundo dia do Global Retail Show 2020.

“O cartão sempre teve de se desafiar muito para encontrar a razão de ser de acordo com a necessidade dos clientes”, disse o presidente da Mastercard Brasil, João Pedro Paro Neto.

Para ele, não é diferente agora. “A maneira de consumir mudou e a indústria de pagamentos está evoluindo para garantir confiabilidade nas transações num mundo mais remoto e conectado.”

75% já fizeram transações no mundo digital

Durante a apresentação, ele mostrou números de uma pesquisa da Mastercard que apontam que, atualmente, mais de 50% das transações são feitas sem que o cartão precise estar presente – antes da pandemia, eram pouco mais de 30%.

Segundo a mesma pesquisa, 75% das pessoas já fizeram transações no mundo digital e 61% já testaram o pagamento por aproximação. “Além disso, 56% mudaram o comportamento de pagamento por causa da pandemia e 50% concordam que novas tecnologias foram mais usadas”, pontua João Pedro Paro Neto.

O estudo da Mastercard também mostra o que os consumidores esperam para a próxima década. Cerca de 55% acreditam que as transações financeiras serão feitas em tempo real; 42% acham que as lojas não vão mais aceitar dinheiro; e 27% acreditam que os pagamentos serão feitos por meio de assistentes virtuais.

Acesso a público que não tem conta em banco

Outro participante do debate virtual foi o CEO do Banco Carrefour, Carlos Mauad. A marca, criada em 1989 como administradora, se transformou em banco em 2007. “Somos uma plataforma tecnológica com serviços financeiros associados a um grande ecossistema de varejo. Por causa disso, temos a possibilidade de pilotar o pagamento de contas nas lojas do Carrefour e do Atacadão, ou seja, estamos nas duas pontas.”

Atualmente, existem mais de 8 milhões de cartões Carrefour aptos para uso. Muitos dos clientes são pessoas que não têm acesso ao crédito nos bancos tradicionais. Público que também deve ser beneficiado pelo PIX, o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central e que entra em vigor em novembro.

Saque de dinheiro no caixa das lojas

Carlos Eduardo Brandt, chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, deu detalhes do PIX durante o debate. Ele destacou as vantagens do novo sistema para os varejistas, que poderão, por exemplo, dar aos clientes a possibilidade de sacar dinheiro no caixa.

Brandt destacou, ainda, que a plataforma vai trazer agilidade e economia. “Hoje, quando um cliente faz uma compra com boleto no e-commerce, o varejista precisa separar o produto, aguardar a confirmação do pagamento, dar baixa no estoque e fazer o envio, se a transação for aprovada. Se não for, o produto é levado de volta ao estoque, e existe um custo nessa gestão. Esse custo será eliminado com o PIX”.

O chefe-adjunto do Banco Central lembrou que, apesar de a plataforma representar um gasto para os varejistas, ele será baixo, da ordem de R$ 0,01 centavo a cada dez transações realizadas. Mais de 900 instituições já se prontificaram a oferecer o PIX como meio de pagamento.

Outro participante do painel foi o presidente da Senff, Leopoldo Senff. A empresa, que tem quase 130 anos de tradição no varejo, oferece cartões private label desde 2000. Ele destacou que, entre os diferenciais, está a oferta desse tipo de cartão para lojistas de todos os portes. “Também oferecemos contas digitais e seguros.”

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Banco CarrefourBanco CentralCartão de CréditodinheiroEconomiafinançasmastercard brasilmeios de pagamentoPIXsenfftransações eletrônicas
Postagem anterior

Pandemia mudou hábitos dos clientes e dos gestores das empresas

Próxima Postagem

Para CEO do Burger King, escritório terá novo papel na rotina da empresas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora
Destaque do dia

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores
Destaque do dia

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões
Destaque do dia

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios
Economia

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores
Foodservice

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021
Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%
Destaque do dia

Bares e restaurantes se posicionam contra novas restrições em São Paulo

24 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Para CEO do Burger King, escritório terá novo papel na rotina da empresas

Para CEO do Burger King, escritório terá novo papel na rotina da empresas

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: