fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Global Retail Show

Depois de organizar o e-commerce, o foco da Via Varejo é no marketplace

Redação de Redação
15 de setembro de 2020
no Global Retail Show, Notícias
0
Depois de organizar o e-commerce, o foco da Via Varejo é no marketplace

Quando Roberto Fulcherberguer assumiu a operação da Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, ele sabia que tinha um longo caminho pela frente no processo de digitalização do negócio. O que o executivo não podia imaginar é que haveria uma pandemia para acelerar todo o e-commerce brasileiro. Em meio ao caos, o presidente conseguiu estabilizar as vendas pela internet e criar uma solução digital para seus vendedores trabalharem de casa. Com isso resolvido, o foco agora é em expandir o marketplace, como afirmou o executivo em painel do Global Retail Show nesta terça-feira, 15.

A trajetória até aqui não foi simples. Quando assumiu a presidência, Fulcherberguer percebeu que o e-commerce não estava funcionando e decidiu reformulá-lo ao longo do terceiro trimestre de 2019. A ideia era estabilizar as vendas das lojas físicas enquanto remontava os sites da Casas Bahia e Ponto Frio a tempo da Black Friday, que seria a grande prova de fogo da estratégia. Os resultados foram melhores do que o esperado: mais de 1,1 bilhão de reais em vendas nas primeiras 24 horas. “Entendemos que estávamos com a empresa pronta para fazer toda a transformação digital que precisava ser feita”, diz o executivo.

O ano de 2020, então, tinha tudo para ser excelente desde o princípio, mas a pandemia do novo coronavírus apareceu sem dar muito tempo para ninguém se preparar. Logo no começo, as equipes do back office foram colocadas em trabalho remoto enquanto a companhia avaliava o que deveria fazer com as lojas físicas. No dia 22 de março, veio a decisão: todas as mais de 1.000 unidades seriam fechadas por tempo indeterminado.

A empresa precisou ser ágil para conseguir manter sua posição. Mas o que fazer com mais de 20.000 vendedores em casa? Eles nunca haviam precisado trabalhar fora da loja. Em uma semana, a varejista decidiu colocar sua força de vendas à disposição dos clientes do e-commerce por meio de uma ferramenta no WhatsApp. “Precisávamos ser inclusivos e trazer os 73% dos clientes que compravam na loja física para o online”, diz o presidente da Via Varejo. O resultado veio no balanço do segundo trimestre, quando a empresa passou de um prejuízo de 162 milhões de reais no mesmo período de 2019 para um lucro de 65 milhões de reais entre abril e junho deste ano.

Para acelerar sua transformação digital, a empresa comprou duas startups no caminho. Uma delas é ASAPlog, especializada em entregas de last mile — que levam o produto até a casa do cliente. A aquisição teve como objetivo reforçar a malha logística da Via Varejo, que só no mês de maio vendeu pelo e-commerce quase o mesmo volume que teve no quarto trimestre inteiro de 2019, segundo o presidente da companhia. A outra empresa adquirida foi a fintech banQi, que administra a plataforma de conta digital usada pela Via Varejo.

Agora, com praticamente 100% das lojas reabertas e com os consumidores comprando pelo e-commerce, a empresa tem tempo para trabalhar na integração dos canais de vendas e em seu marketplace, trazendo mais lojistas para a plataforma. “No final do dia, quem manda é o consumidor. Se quiser comprar no online e retirar na loja, vai poder. Se quiser comprar online e receber rápido, vai ser possível também”, diz Fulcherberguer.

Com informações do portal Exame.
* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: comportamentoconsumidorconsumidoresconsumocoronavíruscrescimentocriseEconomiaempresasestratégiaexpansão
Postagem anterior

Mês do cliente: Fini oferece 35% de desconto até o dia 17 de setembro

Próxima Postagem

Grupo Mulheres do Brasil sugere protagonismo feminino para mudanças nos negócios

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

São Paulo autua mais de 40 estabelecimentos por descumprimento do toque de restrição
Foodservice

São Paulo autua mais de 40 estabelecimentos por descumprimento do toque de restrição

28 de fevereiro de 2021
Em meio ao aperto na renda, setor de saúde lança opções de baixo custo
Economia

Em meio ao aperto na renda, setor de saúde lança opções de baixo custo

28 de fevereiro de 2021
Danone converterá participação na Mengniu como processo de venda de ativo
Foodservice

Danone converterá participação na Mengniu como processo de venda de ativo

28 de fevereiro de 2021
Primeira a se instalar no Brasil, Ford anuncia fechamento de fábricas no País
Destaque do dia

Ford vai fechar 160 concessionárias e terá de brigar pelas lojas que vão restar

28 de fevereiro de 2021
meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular
Inovação

Méliuz fecha compra do controle da plataforma Picodi.com por R$ 120 mi

27 de fevereiro de 2021
Centauro
Destaque do dia

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Grupo Mulheres do Brasil sugere protagonismo feminino para mudanças nos negócios

Grupo Mulheres do Brasil sugere protagonismo feminino para mudanças nos negócios

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

São Paulo autua mais de 40 estabelecimentos por descumprimento do toque de restrição

São Paulo autua mais de 40 estabelecimentos por descumprimento do toque de restrição

28 de fevereiro de 2021
Em meio ao aperto na renda, setor de saúde lança opções de baixo custo

Em meio ao aperto na renda, setor de saúde lança opções de baixo custo

28 de fevereiro de 2021
Danone converterá participação na Mengniu como processo de venda de ativo

Danone converterá participação na Mengniu como processo de venda de ativo

28 de fevereiro de 2021
Primeira a se instalar no Brasil, Ford anuncia fechamento de fábricas no País

Ford vai fechar 160 concessionárias e terá de brigar pelas lojas que vão restar

28 de fevereiro de 2021
meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular

Méliuz fecha compra do controle da plataforma Picodi.com por R$ 120 mi

27 de fevereiro de 2021
Centauro

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: