fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Global Retail Show

Meritocracia existe quando há igualdade de oportunidade, diz CEO do Itaú

Redação de Redação
19 de setembro de 2020
no Global Retail Show, Notícias
Tempo de leitura:2 mins read
0
Meritocracia existe quando há igualdade de oportunidade, diz CEO do Itaú

A pandemia de Covid-19 colocou em prova o papel das empresas brasileiras como um dos motores das mudanças sociais, fazendo com que muitas delas divulgassem iniciativas que, por vezes, fugiam do seu negócio central. Um exemplo é o banco Itaú Unibanco, que fez uma doação de 1 bilhão de reais ao projeto Todos Pela Saúde, administrado por um grupo de especialistas liderado pelo médico Paulo Chapchap, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês. “Naquele momento admitimos que não sabíamos nada de saúde, mas precisávamos auxiliar”, disse Cândido Bracher, presidente do Itaú Unibanco no evento online Global Retail Show, mediado por Lourenço Bustani, sócio-fundador da consultoria de inovação Mandalah nesta sexta-feira, 18.

Outro desafio do período é promover a segurança dos funcionários ao mesmo tempo em que os negócios continuam gerando faturamento. Na C&A, por exemplo, os funcionários foram para as suas casas com o fechamento das lojas e o marketplace fortalecido. “Estamos o Brasil há pouco mais de 40 anos, e aprendendo também nos momentos de crise. Na pandemia entendemos ainda mais como a transparência e reinvenção são processos contínuos”, afirma Paulo Correa, presidente da C&A.

Na união entre propósito empresarial e atenção às pessoas, os executivos afirmam perceber o tema da diversidade ganhando mais força nas organizações. O momento é de reparar as desigualdades sociais e econômicas no Brasil, onde 56% da população é negra, mas com baixíssima representação em cargos de liderança nas grandes companhias. “Nesta semana me alegrei quando discutiu-se o tema num grupo de 45 sócios do banco e todos estavam autenticamente preocupados a diversidade“, afirmou Bracher.

Para Liliane Rocha, consultora de diversidade e presidente da Gestão Kairós, a boa intenção de fato existe, mas é preciso construir metas assertivas para todos. “Todas as pessoas da organização devem estar envolvidas na meta de uma empresa mais justa e diversa, pois não dá para falar de meritocracia quando não temos os mesmos acessos e direitos para competir como iguais”. A afirmação foi completada por Bracher: “Meritocracia só existe de verdade quando há igualdade de oportunidade”.

Os painelistas concordaram também na importância da educação e da qualidade de vida para a melhoria da empregabilidade e da economia. “A pandemia nos deu uma oportunidade e a visão clara da necessidade de um sonho coletivo. Isso acontecerá se as pessoas conseguirem ser felizes e se dedicarem para além do trabalho”, diz Sidarta Ribeiro, vice-diretor do Instituto do Cérebro UFRN.

As companhias que consegue bom desempenho sustentável podem se associar ao Sistema B. Para o diretor executivo da organização, Marcel Fukayama, o segredo está no propósito e na cultura “A empresa que de fato é sustentável nos seus negócios gera também valor para sua comunidade interna, acionistas, fornecedores e toda a sociedade. Isso se reverte também em ganhos financeiros, mas, para isso, é preciso cultura organizacional clara e propositiva”, diz.

Com informações da Exame.
* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: comportamentoconsumocrescimentocriseEconomiaempresasestratégiagrs2020mercadonegóciosvarejo
Postagem anterior

8 lições sobre o futuro do setor de eventos e entretenimento

Próxima Postagem

Para Márcio Atalla, ficar sentado é o ‘novo cigarro’ deste século

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Wells Fargo surpreende em lucro líquido e receita no 1º trimestre
Economia

Wells Fargo surpreende em lucro líquido e receita no 1º trimestre

14 de abril de 2021
Fiat dará 10 dias de férias na fábrica de Betim
Economia

Fiat dará 10 dias de férias na fábrica de Betim

14 de abril de 2021
Movimentação nos shoppings cai 72%
Notícias

Movimentação nos shoppings cai 72%

14 de abril de 2021
Magazine Luiza adquire o site Jovem Nerd
Notícias

Magazine Luiza adquire o site Jovem Nerd

14 de abril de 2021
Startup lança cartão de crédito recarregável em criptomoeda
Economia

Bitcoin chega à bolsa dos EUA e atinge recorde

14 de abril de 2021
Banco Inter terá controle do aplicativo Duo Gourmet
Economia

Banco Inter terá controle do aplicativo Duo Gourmet

14 de abril de 2021
Próxima Postagem
Para Márcio Atalla, ficar sentado é o ‘novo cigarro’ deste século

Para Márcio Atalla, ficar sentado é o 'novo cigarro' deste século

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Wells Fargo surpreende em lucro líquido e receita no 1º trimestre

Wells Fargo surpreende em lucro líquido e receita no 1º trimestre

14 de abril de 2021
Fiat dará 10 dias de férias na fábrica de Betim

Fiat dará 10 dias de férias na fábrica de Betim

14 de abril de 2021
Movimentação nos shoppings cai 72%

Movimentação nos shoppings cai 72%

14 de abril de 2021
Magazine Luiza adquire o site Jovem Nerd

Magazine Luiza adquire o site Jovem Nerd

14 de abril de 2021
Startup lança cartão de crédito recarregável em criptomoeda

Bitcoin chega à bolsa dos EUA e atinge recorde

14 de abril de 2021
Banco Inter terá controle do aplicativo Duo Gourmet

Banco Inter terá controle do aplicativo Duo Gourmet

14 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: