fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como conhecer sobre nossos clientes em meio a uma LGPD?

Caio Camargo de Caio Camargo
30 de setembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
0
LGPD

Dados. Um dos temas mais debatidos nos últimos anos, devido à sua importância e à sua capacidade de, desde que forem bem trabalhados, transformarem negócios.

É fato que a mudanças e transformações aceleradas por conta da pandemia aceleraram mais ainda a importância de ter um bom banco de dados, com informações de qualidade e atualizadas, principalmente sobre seus consumidores e o que ou como compram.

E, se ter essas informações era um desejo e objetivo de muitas empresas, poucas, de fato, estavam prontas para utilizar esse tipo de informação neste momento de pandemia. Um estudo realizado pela Gouvêa Tech no final do ano passado, “Aplicação de tecnologias no varejo: onde estamos e para onde vamos”, mostrou que 42% das empresas, a grande maioria dela entre as 300 maiores do País, ainda não possuíam nenhuma ferramenta de CRM ou similar para obtenção e gerenciamento desses tipos de dados.

Um recorte da nova edição da pesquisa, que terá sua data anunciada em breve, mostra que pouco se evoluiu nesse sentido, mesmo após os efeitos da pandemia. O número ficou praticamente igual ao registrado na edição anterior, também em torno de 42%.

As empresas que possuíam e souberam utilizar melhor seu banco de dados conseguiram construir resultados de maneira mais rápida e eficiente apoiadas por ferramentas digitais de comunicação, como a Via Varejo, que conseguiu rapidamente recuperar seu número de vendas de antes da pandemia, acionando clientes por WhatsApp e outros canais de comunicação. Quem não tinha esse tipo de informação precisou buscar outras fontes de dados e cadastros, como os anúncios em canais e redes sociais, em busca de novos clientes.

Porém, último dia 18 marcou um novo ponto na história dos dados brasileiros. Mesmo ainda sem considerar multas aos envolvidos, a nova Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, mostra que teremos de reaprender como obtemos e trabalhamos as informações que nossos clientes decidirem compartilhar conosco daqui para a frente.

É possível o fim ou pelo menos a diminuição da enxurrada de spams sem sentido que recebemos? Sim, mas provavelmente o que você receberá de spam daqui para a frente será de fato lixo eletrônico, proveniente principalmente de fontes duvidosas.

Porém, como varejista, você precisará pedir permissão (como já deveria ser antes) antes de enviar qualquer tipo de comunicação ou promoção. O consumidor, em um futuro próximo, tende a ser mais receoso em relação às “caixinhas” que ele marca na hora de visitar seu site ou baixar algum conteúdo de seu site.

Mas o consumidor quer dividir seus dados e a forma como ele se relaciona com sua marca e seus produtos? Isso depende.

Pense, por exemplo, nos serviços de streaming, como a Netflix ou o Spotify. Serviços digitais que, acredito, você utiliza muito. Quanto mais você utiliza, mais o algoritmo desses serviços entende você, e busca lhe oferecer um conteúdo mais adequado aos seus gostos pessoais. Na prática, embora esse dado possa ser utilizado para estudos ou para verificação de comportamento de uma sociedade inteira, ele acaba entregando um benefício muito nítido ao consumidor.

Agora pense em alguns serviços que enviam promoções para você hoje. Embora eles tenham a capacidade de lhe oferecer ofertas, conteúdos, produtos e serviços mais bem direcionados, na prática, boa parte entrega o mesmo conteúdo, a mesma promoção, para todos, ou para a grande maioria. Na prática, mesmo que a marca esteja usando as informações para outras finalidades, como entender comportamentos para as equipes de operação ou expansão de seus negócios, o consumidor não está recebendo nenhum, ou pouco benefício em relação à utilização de seus dados.

Marcas que agem dessa maneira terão cada vez mais dificuldade de fazer com que seus conteúdos e ofertas cheguem a seus consumidores ou, em alguns cenários, poderão ter essa opção bloqueada pelo próprio consumidor.

A LGPD não é nada que se deva temer. É algo a que as marcas devem estar atentas, mas as que souberem aproveitar para criar valor e comunicação de qualidade com seus consumidores conseguirão criar resultados fantásticos.

Um grande abraço e boas vendas.

Imagem: Reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: clientecomérciocomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocoronavíruscrisedigitale-commerceempresasestratégiaexpansãoinovaçãoinvestimentoLGPDlojamarcasmercadonegóciosomnichannelonlineprodutosserviçostecnologiavendas
Postagem anterior

Dia das Crianças: 51% pretendem gastar de R$ 50 a R$ 200 em presentes

Próxima Postagem

Negócio da Índia: fundo de Abu Dhabi deve investir US$ 1 bilhão na Reliance Retail

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é diretor comercial da Linx.

Relacionada Posts

“Netflix” de exercícios físicos é eleita a varejista do ano pela revista Forbes
Destaque do dia

“Netflix” de exercícios físicos é eleita a varejista do ano pela revista Forbes

27 de janeiro de 2021
NRF: 5 insights sobre tecnologia para você ficar antenado
Artigos

NRF: 5 insights sobre tecnologia para você ficar antenado

27 de janeiro de 2021
Muito além do almoço: delivery continua em alta e cresce até no setor de moda
Destaque do dia

Muito além do almoço: delivery continua em alta e cresce até no setor de moda

27 de janeiro de 2021
M&C lança e-book com artigos inéditos para colaborar com a retomada dos setores que movimentam a economia do Brasil
Destaque do dia

M&C lança e-book com artigos inéditos para colaborar com a retomada dos setores que movimentam a economia do Brasil

27 de janeiro de 2021
Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão
Destaque do dia

Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão

26 de janeiro de 2021
A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia
Artigos

A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia

26 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Negócio da Índia: fundo de Abu Dhabi deve investir US$ 1 bilhão na Reliance Retail

Negócio da Índia: fundo de Abu Dhabi deve investir US$ 1 bilhão na Reliance Retail

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Varejo perdeu mais de 135 mil lojas no segundo trimestre

Fechamento das lojas em São Paulo tem impacto nas vendas de janeiro

27 de janeiro de 2021
Confiança do comércio recua 0,9 ponto em janeiro, a quarta queda consecutiva

Confiança do comércio recua 0,9 ponto em janeiro, a quarta queda consecutiva

27 de janeiro de 2021
“Netflix” de exercícios físicos é eleita a varejista do ano pela revista Forbes

“Netflix” de exercícios físicos é eleita a varejista do ano pela revista Forbes

27 de janeiro de 2021
NRF: 5 insights sobre tecnologia para você ficar antenado

NRF: 5 insights sobre tecnologia para você ficar antenado

27 de janeiro de 2021
Muito além do almoço: delivery continua em alta e cresce até no setor de moda

Muito além do almoço: delivery continua em alta e cresce até no setor de moda

27 de janeiro de 2021
M&C lança e-book com artigos inéditos para colaborar com a retomada dos setores que movimentam a economia do Brasil

M&C lança e-book com artigos inéditos para colaborar com a retomada dos setores que movimentam a economia do Brasil

27 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: