E-commerce: quatro dicas para obter sucesso com sua loja digital

Com a evolução da tecnologia, muitas práticas no comércio se modificaram, a fim de se modernizar e atender às novas necessidades dos consumidores. Sem os custos das lojas tradicionais, como aluguel de espaço, contratação e treinamento de funcionários, as lojas online oferecem preços mais competitivos e ofertas personalizadas aos consumidores. Com tantos benefícios, o mercado digital democratizou o varejo, atraindo também quem nunca vendeu presencialmente, aumentando a concorrência e a oferta de produtos.

Seja se preparando para iniciar um novo negócio nos meios digitais, seja migrando do presencial ou expandindo os negócios, é necessário um entendimento de como utilizar a tecnologia a seu favor, por meio de estudo de mercado, estrutura logística e adoção de estratégia de marketing.

Quatro passos são essenciais para o sucesso ao ingressar no mercado digital:

Priorize soluções que valorizem a privacidade do cliente

Mesmo que já possua experiência no mercado presencial, é importante conhecer os métodos de venda nos meios digitais. Assim como existem necessidades específicas em vendas presenciais, no mundo digital devem ser realizadas ações para garantir o funcionamento de seu negócio. Escolher a melhor plataforma para hospedar o seu site é uma delas.

Para ser bem sucedida, uma plataforma de e-commerce precisa garantir uma navegação intuitiva e uma experiência compra 100% segura para seus consumidores. É importante buscar por softwares de e-commerce que possuem uma boa política de privacidade, em conformidade com as legislações de proteção de dados, e que sejam de fácil manutenção e atualização.

Conheça o cliente

Vender através do mercado digital dispensa a necessidade de manter um espaço físico para atender clientes, mas criar uma conexão com seus consumidores é essencial. Para acompanhar o seu cliente por meio do funil de venda, é necessário escolher uma plataforma de CRM que permita acompanhar cada venda, interesse, visualizações da página e clique realizado em seu website. Existem diversas plataformas no mercado que atendem públicos diferentes, com preços e complexidades distintas. Procure a plataforma que se encaixa melhor dentro do seu orçamento e que se adeque ao tipo de negócio que você vai iniciar.

Esteja sempre presente

O seu sucesso vai depender do alcance ao consumidor. Por isso, é fundamental investir em marketing. Ao iniciar um e-commerce, é importante conhecer as estratégias de marketing digital, a fim de atrair o maior número de clientes e fortalecer a marca. SEO, Inbound Marketing, Google Ads e redes sociais são as estratégias básicas.

A maioria dos consumidores está na internet, então estude o perfil do seu cliente e descubra qual a rede social que ele mais frequenta, o tipo de conteúdo que ele acessa e quais suas preferências. A partir daí, você pode começar a buscar plataformas que te auxiliem na postagem, criação de conteúdo e gerenciamento de mídias. Algumas plataformas permitem que as marcas respondam comentários, mensagens diretas e agendem postagens em um único lugar, facilitando o contato.

Organize suas operações

Ainda que não seja necessário contratar uma equipe especialista em tecnologia para colocar o seu negócio no ar, é importante contar com o auxílio de ferramentas que podem facilitar a implantação e o gerenciamento dos negócios online. Ferramentas de planejamento e organização são essenciais para acompanhar o estoque, a entrega dos produtos, os pagamentos que precisam ser feitos e o fluxo de vendas. É importante escolher um fornecedor de software que possua funções integradas, centralizando tudo em um só programa, para agilizar e facilitar o gerenciamento dos negócios.

Migrando do mercado presencial ou não, é importante analisar as especificidades do mercado digital. Analisar o concorrente e as tendências do seu ramo de operação é parte importante da estratégia de adoção de um e-commerce. Oferecer um bom produto ou serviço, investindo no marketing, com uma estrutura logística e operacional, pode ser o diferencial para que o seu negócio, em meio a tantas opções, prospere no mercado digital.

Rodrigo Vaca, diretor-geral da Zoho no Brasil

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist