Aplicativo dos Correios oferece novas facilidades para encomendas internacionais

Com a proximidade de importantes datas para o comércio eletrônico – Singles’ Day (Dia do Solteiro), Black Friday e Natal -, os Correios disponibilizaram uma nova funcionalidade no aplicativo. Os clientes agora podem efetuar o pagamento dos impostos e serviços de importação pelo aplicativo da empresa.

Antes, o acesso podia ser feito somente pela plataforma “Minhas Importações”, no site dos Correios. Para fazer o mesmo serviço no aplicativo, é necessário acessar a aba “Rastreamento”. A funcionalidade já está disponível para celulares Android e, em breve, estará para IOS.

Todas as encomendas internacionais recebidas no Brasil, independentemente de serem tributadas ou não, estão sujeitas à cobrança do Despacho Postal, que é o serviço prestado pelos Correios para liberação da encomenda para o importador. Esse serviço inclui a apresentação da encomenda para a aduana, a inspeção de raio X, a armazenagem, o recolhimento e o repasse dos impostos (quando houver), além da devolução da encomenda quando o importador não realiza o pagamento dos impostos.

Mais opções até novembro

Nesse primeiro momento, o aplicativo oferecerá as opções de pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário. Até novembro, os Correios ampliarão as funcionalidades do aplicativo, incluindo a revisão de impostos, por exemplo.

O Despacho Postal custa R$ 15, valor em média quatro vezes menor do que o praticado por outras empresas para realizar os mesmos serviços. O pagamento pode ser efetuado em até 30 dias, a contar da data de liberação de entrada pela aduana brasileira. Após a confirmação do pagamento, a encomenda segue para o endereço de destino. Caso o pagamento não seja realizado, a encomenda poderá ser devolvida à origem ou apreendida pela Receita Federal.

Imagem: Bigstock

Sair da versão mobile