fbpx

Três milhões de chaves são cadastradas no Pix no primeiro dia

Três milhõss de chaves foram cadastradas por usuários do Pix no primeiro dia do procedimento, segundo informações do Banco Central do Brasil. Os dados se referem ao que foi registrado até o fim da tarde desta segunda-feira (5).

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo BC. Ele vai permitir pagamentos e transferências instantâneas de dinheiro a qualquer momento do dia ou da semana, e começa a funcionar para toda a população a partir de 16 de novembro. A promessa é de que as transações sejam feitas, no máximo, em até 10 segundos.

Para usar a nova modalidade, o cliente deve, preferencialmente, cadastrar uma chave associada a uma conta bancária. Com ela, é possível localizar o destinatário do pagamento sem a necessidade de outros dados. As transações podem ser feitas pelos aplicativos de bancos e de pagamentos para telefone celular ou pelo internet banking em computadores.

Poderão ser usados como chave o CPF, o CNPJ, o número de celular, o e-mail ou um código de 32 dígitos gerado especificamente para o Pix (EVP). O EVP vai permitir a geração de códigos de barra do tipo QR Code, que podem ser lidos por câmera de celular para fazer pagamentos.

Primeiro dia foi de instabilidade

O primeiro dia para cadastramento das chaves foi marcado por instabilidade nos aplicativos de alguns bancos. Usuários registraram problemas no Itaú, no Bradesco, no Santander e no Nubank.

O Banco Central confirmou que a quantidade de acessos simultâneos gerou instabilidade, mas, no meio da tarde, a instituição informou à Mercado&Consumo que a questão havia sido normalizada.

O BC destacou, ainda, que, a partir de agora, o cadastro pode ser feito quando o correntista quiser. Por isso, não é necessário se apressar. Informa, também, que a chave é um facilitador para receber um Pix e é recomendável que o usuário faça o cadastro, mas ela não é condição imprescindível para a operação.

Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: