fbpx

Vendas do comércio crescem 37,% em São Paulo na primeira quinzena de outubro

As vendas do comércio tiveram aumento de 37,9% em São Paulo nos primeiros 15 dias de outubro, na comparação com a primeira quinzena de setembro de 2020. Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando ainda não havia o impacto da pandemia de Covid-19 na economia, ainda há retração significativa, de -10,4%.

Ainda assim, para a Associação Comercial de São Paulo, que divulgou o balanço nesta terça-feira (20), os dados indicam que a economia paulistana pode se recuperar já no fim deste ano. Isso porque a curva das vendas está ascendente desde o início do afrouxamento do isolamento social.

“Os números não significam que o comércio recuperou as perdas deste período de retração econômica, mas mostram, claramente, que a queda vem se reduzindo e, por isso, provavelmente em dezembro as vendas já estejam no mesmo patamar das do ano passado”, afirmou o economista da ACSP, Marcel Solimeo.

Black Friday e compras de Natal

A economia de outubro foi impulsionada pelo Dia das Crianças, com a predominância da comercialização de bens de menor valor. Para novembro e dezembro, a expectativa é que o comércio tenha boa movimentação por causa das promoções da Black Friday e das compras de Natal.

Em março, por exemplo, quando o coronavírus começou a se espalhar pelo Brasil e as medidas de isolamento social foram implementadas, as vendas caíram -27% em relação aos 30 dias correspondentes do ano  anterior.Nos meses posteriores, a Associação Comercial de São Paulo apontou balanço de -63,8% e -67% (abril e maio) também comparando-se ao período similar de 2019.

Depois disso, houve uma gradativa recuperação econômica com -54,9%, -47,7%, -33,6%, -14,6% (junho, julho, agosto e setembro respectivamente) e, agora, uma prévia quinzenal de outubro, com -10,4%, relacionando-se ao período correspondente do ano passado.

Imagem: Bigstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: