Pix: portal do Banco Central tira dúvidas de varejistas e prestadores de serviço

O Banco Central lançou um portal esclarecer dúvidas sobre o Pix, sistema instantâneo de pagamentos criado pela instituição e que estreia em novembro. O site tem um setor especial chamado de “negócios” e que é dedicado a produtores de bens, varejistas e prestadores de serviços. O novo portal também traz links com informações das legislações relacionadas ao sistema.

“Por ser uma transferência eletrônica instantânea, em ambiente seguro, o Pix se alinha ao ritmo do comércio e negócios em geral. Não há necessidade de esperar o próximo dia útil ou a próxima janela de horário para receber um pagamento. Os custos são menores e há facilidade na integração com os softwares de automação e na conciliação de pagamentos”, destaca o material do Banco Central.

O BC explica ainda que, na prática, o Pix tem o mesmo efeito do pagamento em espécie, uma vez que o dinheiro chega na “mão” do varejista na hora – não na carteira, mas na conta. Isso diminui o risco de roubo e a necessidade de se preocupar com troco, por exemplo.

Além disso, como o Pix é um modelo com menos intermediários e as plataformas centrais são providas pelo Banco Central, o custo de aceitação é menor que outros meios eletrônicos.

Para o BC, o sistema é bastante interessante também para o comércio eletrônico, uma vez que a confirmação do pagamento é efetuada em poucos segundos, o que pode acelerar o processo de envio da mercadoria, facilitando a gestão do estoque e logística.

Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist