fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Consumidor paulista está mais confiante, mas ainda não otimista, indica pesquisa

Redação de Redação
4 de novembro de 2020
no Notícias, Varejo
0
Consumidor paulista está mais confiante, mas ainda não otimista, indica pesquisa

O Índice de Confiança do Consumidor do Estado de São Paulo (ICP-SP), pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em conjunto com a startup de tecnologia Behup, aponta que este é o momento em que o consumidor paulista está mais confiante em relação à economia desde o começo da pandemia provocada pela Covid-19. Os números de outubro são de 85 pontos, dois a mais do que em agosto e setembro, e 12 a mais que maio e junho, o auge da baixa confiança no ano.

A pesquisa ainda demonstra que a visão dos entrevistados sobre consumo está cada vez mais perto de uma situação na qual não havia isolamento social. A pesquisa ICP-SP tem índice que varia de 0 a 200 pontos. Ou seja, apesar da melhora da percepção do futuro, o consumidor paulista ainda não está no campo otimista.

“O consumidor está recuperando a confiança, em função do auxílio emergencial e da perspectiva de continuidade da flexibilização das medidas de isolamento social”, afirmou Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.

Perspectiva em seis meses

Na pesquisa, as famílias também foram questionadas sobre a percepção sobre a economia, a situação financeira, o emprego e como elas se sentem em relação à vida que levam hoje. Do total, 52% mostraram-se muito insatisfeitos ou insatisfeitos. No mês passado, eram 54% que estavam dentro deste perfil. O pico foi em maio, com 63%. Os que afirmam estarem satisfeitos, no entanto, somaram 32% dos pesquisados, número menor que o de agosto (37%).

Foi também perguntado aos consumidores se eles acham que, em seis meses, a economia do Estado de São Paulo ficará mais fraca (muito ou um pouco mais), se será parecida com o que já é, ou se estará muito mais forte. Os entrevistados que responderam que tudo estará pior, concentraram-se mais em março, abril e maio (com 51, 56 e 53 por cento respectivamente). Nos meses subsequentes, houve melhora gradativa da confiança.

Em agosto e setembro, havia apenas 22% de pessoas que viam a situação da pior forma possível, e, agora, o percentual caiu para 18%. Apesar disso, o número de pessoas que projetam um futuro melhor e as que acham que vai ficar tudo como está é quase o mesmo: 38% de otimistas e 37%, para quem vislumbra igual ao presente o período que vai chegar.

“A cada mês que passa, as pessoas veem que o fim da pandemia e, consequentemente, do isolamento social, aproxima-se”, analisa Ruiz de Gamboa. “Além disso, com a chegada do fim do ano, há de certa forma uma crença em um futuro melhor”, emendou.

Consumidores querem gastar valores mais altos

De maio pra cá, também aumentou a porcentagem de pessoas que estão dispostas a fazer uma compra de maior valor como um carro ou uma casa. Os pesquisadores perguntam se, comparado há seis meses, o consumidor estaria mais confiante para este tipo de aquisição. Naquele mês, havia apenas 13% de entrevistados que diziam estar animados para tal iniciativa. Em junho, houve um salto para 21% e, hoje, já está em 31%.

“O auxílio emergencial de R$ 600, do Governo Federal, que beneficiou principalmente a Classe C, ajudou as pessoas a planejarem as compras, mesmo aquelas de maior valor”, avaliou Ruiz de Gamboa.

Outro tema importante do estudo refere-se ao desemprego. Foi pedido que se comparasse seis meses atrás com hoje, na pesquisa e, então, que as pessoas dissessem se achavam que havia mais ou menos confiança no que se refere à segurança do seu emprego, do emprego de outros membros família ou de outros conhecidos. Do total, 41% disseram que estão muito ou um pouco menos confiante contra 46% em setembro.

Os que responderam muito mais ou um pouco mais chegaram a 31% em outubro ante 27% do mês passado. Além disso, 54% das famílias acham que aumentará o número de pessoas sem emprego. O percentual ainda é elevado, mas melhorou bastante em relação ao que era em abril e maio (80 e 85%, respectivamente).

Imagem: Reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: Clientescomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocoronavíruscrescimentocrisedigitalmarcasmercadonegóciospandemiatecnologiavarejistavarejovendas
Postagem anterior

Lojistas registram aumento nas vendas após seis meses de quarentena

Próxima Postagem

E-commerce da lavanderia 5àsec tem crescimento de 335% em três meses

Redação

Redação

Relacionada Posts

Inflação anual: expectativa dos consumidores cai em outubro
Economia

Prévia da inflação fica em 0,78% em janeiro, maior taxa para o mês desde 2016

26 de janeiro de 2021
Turismo soma prejuízo
Economia

FecomercioSP pede que governo prorrogue medidas de flexibilização para o turismo brasileiro

26 de janeiro de 2021
Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão
Destaque do dia

Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão

26 de janeiro de 2021
O lado oculto dos dados de desemprego
Economia

Pandemia impactou finanças de 8 a cada 10 brasileiros, mas maioria espera 2021 melhor

26 de janeiro de 2021
Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo
Destaque do dia

Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo

26 de janeiro de 2021
McGreen: bandejas de plástico do McDonald’s ganham versão sustentável no Brasil
Destaque do dia

McGreen: bandejas de plástico do McDonald’s ganham versão sustentável no Brasil

26 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
E-commerce da lavanderia 5àsec tem crescimento de 335% em três meses

E-commerce da lavanderia 5àsec tem crescimento de 335% em três meses

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Inflação anual: expectativa dos consumidores cai em outubro

Prévia da inflação fica em 0,78% em janeiro, maior taxa para o mês desde 2016

26 de janeiro de 2021
Turismo soma prejuízo

FecomercioSP pede que governo prorrogue medidas de flexibilização para o turismo brasileiro

26 de janeiro de 2021
Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão

Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão

26 de janeiro de 2021
A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia

A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia

26 de janeiro de 2021
O lado oculto dos dados de desemprego

Pandemia impactou finanças de 8 a cada 10 brasileiros, mas maioria espera 2021 melhor

26 de janeiro de 2021
Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo

Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo

26 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: