“Alexa, que horas são?”: Inteligência Artificial da Amazon faz 1º aniversário no Brasil

A saudação “Alexa, bom dia!” e a pergunta “Alexa, que horas são?” já foram ditas mais de 9 milhões de vezes pelos brasileiros nos últimos 12 meses. Nesta sexta-feira (6), a Amazon celebra o primeiro aniversário de lançamento de sua inteligência artificial no Brasil.

Também há um ano, era feito o lançamento da família Echo de smart speakers, quando foram anunciados Echo, Echo Dot e Echo Show 5, e o aplicativo Alexa gratuito para smartphones e tablets.

A gigante lançou quatro novos dispositivos com Alexa – Echo Show 8, Echo Dot com Relógio, Echo Studio e Fire TV Stick Lite – e anunciou também a nova linha de dispositivos Echo que ficaram disponíveis esta semana no Brasil – como novo Echo e novo Echo Dot -, além dos novos Echo Dot com Relógio e Echo Show 10, que chegarão em breve.

A Alexa foi lançada no Brasil junto com a Amazon Music, oferecendo aos clientes uma nova maneira de pedir músicas por comando de voz. A disponibilidade de skills também cresceu de 300, à época do lançamento, para mais de 1.400 atualmente. As skills são aplicativos ativados por voz que adicionam recursos ao dispositivo.

“Quando lançamos a Alexa aqui no Brasil, em 2019, ela já veio muito mais poderosa e conectada do que a lançada em 2014 nos Estados Unidos, herdando toda a evolução de seus primeiros cinco anos. Estamos muito felizes com a trajetória da Alexa até aqui, e vamos continuar trabalhando duro para melhorá-la ainda mais”, diz Ricardo Garrido, Country Manager para Alexa no Brasil.

Ele completa: “Este primeiro ano foi encorajador, recebemos ótimos comentários de nossos clientes e a família Echo está entre os produtos mais vendidos em períodos de promoção na Amazon.com.br , como a Black Friday 2019 e o Prime Day deste ano.”

Receitas e Galinha Pintadinha

A empresa fez um balanço com as skills mais usadas neste primeiro ano de Brasil. Cookpad, a skill de receitas que guia os usuários ao cozinhar, foi utilizada mais de 350 mil vezes no período. Clientes jogaram Show do Milhão com a skill para Alexa mais de 350 mil vezes. Skills de horóscopo foram abertas mais de 50 mil vezes.

A inteligência artificial tem feito sucesso, também, entre as crianças brasileiras. Em um ano, os pais pediram para abrir a skill da Galinha Pintadinha mais de 100 mil vezes. Confira, abaixo, as expressões mais ditas pelos usuários à Alexa aqui no País.

  • “Alexa, bom dia!”: mais de 9 milhões de vezes;
  • “Alexa, que horas são?” – mais de 9 milhões;
  • “Alexa, como está o tempo?” – mais de 3,5 milhões de vezes;
  • “Alexa, boa noite” – mais de 3 milhões de vezes.
  • “Alexa, conta uma piada?” – mais de 4,5 milhões de vezes.
  • “Alexa, imita o Silvio Santos?” – mais de 400 mil vezes;
  • “Alexa, tocar sertanejo” e “Alexa, tocar funk” foram os pedidos de música mais solicitados para a Alexa no Amazon Music.

Imagem: Reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist