fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%

Redação de Redação
19 de novembro de 2020
no Foodservice, Notícias
0
Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%

O consumo em restaurantes registrou queda de 23,2% no valor total gasto, acompanhado por uma retração de 44% no volume de transações realizadas com benefício refeição, em comparação a outubro de 2019. É o que mostram os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Alelo.

Os índices foram calculados com base nas transações diárias realizadas, em outubro de 2020, a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, em todo território nacional. O número de estabelecimentos comerciais que efetuaram transações em outubro de 2020 foi apenas 2,1% inferior ao registrado no mesmo mês de 2019.

Em um contexto de reabertura e flexibilização do horário de operação de restaurantes e outros estabelecimentos, os últimos resultados reforçam a queda contínua do impacto sobre o valor consumido nesses locais desde o início da pandemia de Covid-19. Exemplo desse progresso pode ser constatado na evolução do valor consumido desde o início da pandemia em relação ao mesmo mês de 2019: -49,8% (abril), -39,3% (maio), -33,8% (junho), -28,1% (julho), -26,8% (agosto) e -25,8% (setembro) e -23,2% (outubro).

“A cada mês, percebemos um cenário mais positivo para os estabelecimentos comerciais nos três aspectos: valor gasto, número de transações e quantidade de estabelecimentos comerciais que registraram transações. Acreditamos que a retomada dos hábitos de consumo tende a ser ainda maior nos próximos meses, principalmente com a chegada das comemorações de fim de ano”, afirma Cesario Nakamura, presidente da Alelo.

Consumo nos supermercados

Já o consumo em supermercados teve um aumento de 5,9% no valor total gasto no mês, em comparação a outubro de 2019. Foi notado, ainda, um crescimento no número de estabelecimentos que realizaram transações utilizando como meio de pagamento o benefício alimentação no período (+1,1%). Por outro lado, os dados de outubro de 2020 ainda sustentam uma queda de 10,2% no volume de transações realizadas, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Segundo os pesquisadores da Fipe, os resultados evidenciam que o último mês apresentou uma melhora significativa do consumo no segmento de supermercados em relação ao mesmo mês do ano passado. Por outro lado, a análise dos indicadores revela também que o volume de transações ainda não retomou os patamares observados no período pré-pandemia – comportamento provavelmente relacionado à concentração dos gastos em um número menor de transações.

Os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) acompanham as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) focam na evolução do consumo de refeições prontas em estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, além de serviços de entrega (delivery) e retirada em balcão/para viagem (pick-up).

Interiorização da pandemia

Em termos regionais, a análise dos resultados do estudo revela que os efeitos da pandemia continuam se distribuindo de forma heterogênea sobre as unidades federativas, refletindo a descentralização e as diferenças temporais entre os processos de fechamento e abertura das economias locais, bem como a interiorização da pandemia.

Adotando como parâmetro o valor gasto em restaurantes, é possível evidenciar que as regiões mais impactadas negativamente em outubro foram a Sudeste (-23,6%) e Sul (-23,5%), contrastando com os menores impactos observados nas regiões Norte (-16,4%) e Nordeste (-20,2%). Já o consumo na região Centro-Oeste ocupou posição intermediária no ranking, com variação de -21,5%.

Individualmente, as unidades federativas que registraram os maiores impactos negativos no valor gasto em restaurantes foram: Piauí* (-37,5%), Pará (-28,3%), Rio de Janeiro (-28%), Rio Grande do Sul (-26,3%) e Bahia (-26,2%), contrapondo-se àquelas que apresentaram crescimento ou menor redução no consumo: Amapá* (+10,9%), Rondônia* (+10,9%), Acre* (-0,2%), Mato Grosso do Sul (-6,8%) e Roraima* (-6,9%). Em respeito ao consumo em outras unidades federativas importantes, vale mencionar: São Paulo (-22,3%), Minas Gerais (-25,7%) Distrito Federal (-26,0%) e Paraná (-25,2%).

Imagem: Reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: comérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumoe-commerceestratégiaexpansãoexperiênciafoodservicepandemiaprodutostecnologiavendas
Postagem anterior

Confiança do empresário do comércio sobe 4,1% em novembro, diz CNC

Próxima Postagem

Seleções Brasileiras de futebol têm contrato de patrocínio renovado com a Mastercard

Redação

Redação

Relacionada Posts

Senado aprova MP que destina quase R$ 2 bi para vacina contra Covid-19
Economia

Covid-19: Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã ao Rio

21 de janeiro de 2021
NRF 2021: Lojistas falam sobre a tecnologia que realmente funciona no varejo
Destaque do dia

NRF 2021: Lojistas falam sobre a tecnologia que realmente funciona no varejo

21 de janeiro de 2021
Sampa Week terá segunda edição em SP; semana de descontos começa sábado
Notícias

Sampa Week terá segunda edição em SP; semana de descontos começa sábado

21 de janeiro de 2021
NRF 2021: “Pivotar” foi a palavra de ordem de empresas durante a pandemia
Destaque do dia

NRF 2021: “Pivotar” foi a palavra de ordem de empresas durante a pandemia

21 de janeiro de 2021
15 grandes empresas se juntam em campanha para levar oxigênio ao Amazonas
Economia

15 grandes empresas se juntam em campanha para levar oxigênio ao Amazonas

21 de janeiro de 2021
Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife
Destaque do dia

Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife

21 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Seleções Brasileiras de futebol têm contrato de patrocínio renovado com a Mastercard

Seleções Brasileiras de futebol têm contrato de patrocínio renovado com a Mastercard

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Senado aprova MP que destina quase R$ 2 bi para vacina contra Covid-19

Covid-19: Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã ao Rio

21 de janeiro de 2021
NRF 2021: Lojistas falam sobre a tecnologia que realmente funciona no varejo

NRF 2021: Lojistas falam sobre a tecnologia que realmente funciona no varejo

21 de janeiro de 2021
Sampa Week terá segunda edição em SP; semana de descontos começa sábado

Sampa Week terá segunda edição em SP; semana de descontos começa sábado

21 de janeiro de 2021
NRF 2021: “Pivotar” foi a palavra de ordem de empresas durante a pandemia

NRF 2021: “Pivotar” foi a palavra de ordem de empresas durante a pandemia

21 de janeiro de 2021
15 grandes empresas se juntam em campanha para levar oxigênio ao Amazonas

15 grandes empresas se juntam em campanha para levar oxigênio ao Amazonas

21 de janeiro de 2021
Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife

Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife

21 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: