fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Um Ecossistema para chamar de seu

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
23 de novembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
0
Um Ecossistema para chamar de seu

Magalu, B2W, Via Varejo, Mercado Livre, Boticário, iFood e outros estão revendo estratégias, cultura, negócios e estruturas para se reposicionarem como Ecossistemas de Negócios, tendo como epicentro o omniconsumidor pós-pandemia.

Os Ecossistemas de Negócios Alibaba, Tencent, JD, DiDi e muitos outros nasceram e cresceram inicialmente na China e formam a estratégia predominante de desenvolvimento de negócios fundamentados na tecnologia e no digital, em contraponto às Plataformas Exponenciais Amazon, Google, Facebook, etc, que se posicionam com quase que a mesma lógica nas economias ocidentais.

Nos Ecossistemas, nascidos num país comunista, o omniconsumidor está de fato no centro de tudo, um pouco diferente da lógica capitalista de natureza ideológica, mas precipitada pelo conhecimento, monitoramento e predição de comportamentos, desejos e atitudes.

A lógica dos Ecossistemas de Negócios na China é facilitada, em maior ou menor escala, pelo predomínio dos pagamentos digitais e tornou possível monitorar, individualmente ou em diferentes níveis e possibilidades de agregação, quem compra o que, quando, por quanto e paga como, de forma permanente. Algo impensável em tempos de LGPD e equivalentes nas economias ocidentais.

Ainda que todos os Ecossistemas da China neguem o uso dessa informação individualizada.

Nas economias ocidentais, porém, algo similar precisa ser autorizado de maneira formal pelo omniconsumidor-cidadão, em troca de benefícios os mais diversos, e também é possível monitorar e antecipar comportamentos e usar essa informação para atender demanda, promover, relacionar e monitorar comportamentos agregados, criando uma maior macro eficiência econômica. O lado mais que positivo de tudo isso.

Nas Plataformas Exponenciais do ocidente, toda essa lógica veio do cadastramento dos omniconsumidores nas muitas plataformas tecnológicas e digitais, que ao longo do tempo formou um poderoso banco de dados que passou a ser tratado para extrair informações que permitisse a expansão de negócios.

Na lógica dos Ecossistemas, aconteceu algo similar, porém em muito facilitado pelo predomínio dos pagamentos digitais na China, especialmente concentrado (94%) em duas plataformas: WeChat Pay e Alipay.

Importante lembrar que o crescimento dos pagamentos digitais é maior nas economias asiáticas, como China, Indonésia, Índia, Coreia do Sul e outros, países que não tiveram a forte presença dos cartões de crédito.

Mas o que nasce na China é chinês e está totalmente adequado a uma realidade local não exatamente reproduzível fora de lá.

E aqui, como vai ficar?

A percepção de que o mundo dos negócios, do consumo e do varejo caminha para essa lógica – decisiva e positivamente impactada pela tecnologia e o digital – que a pandemia potencializou e tornou líquida e certa – estimula os movimentos de Magalu, B2W, Via Varejo, Mercado Livre, Boticário, Carrefour, Pão de Açúcar e muitos outros para se reposicionarem como Ecossistemas de Negócios.

E ainda há espaço. O jogo está só começando, pois oportunidades existem para Operadoras de Telefonia, Planos de Saúde, Empresas de Benefícios, Delivery, Indústrias de Consumo de Massa, Sistema Financeiro, Plataformas de Pagamentos, Marketplaces e até entidades.

Nessa lógica, eles estarão integrando o mais rapidamente possível, numa verdadeira corrida do ouro, mais atividades, marcas, segmentos, categorias, serviços e até mesmo geografias, pois, quanto mais relevante, mais relevante se torna. E esse é o ponto fulcral desse movimento.

E os pagamentos digitais, através da Plataforma Pix, recém colocada no ar e já com perto de 80 milhões de chaves cadastradas, serão um emulador ainda mais importante, fazendo com que, quem ainda não fez, faça, a abertura de operações financeiras, complementando ou concorrendo com as operações tradicionais do setor, graças à visão do Banco Central. De forma visionária, o BC viu nessa modalidade a possibilidade de reduzir a concentração bancária via caminho de mercado. Foram perto de 800 instituições que se cadastraram e foram autorizadas para operar o Pix.

Mais virão e o Brasil irá se tornar em breve, muito provavelmente, o segundo maior mercado mundial de pagamentos digitais em termos de participação e volume PPP.

O impacto imediato já será relevante e será maior a cada momento, pois, além do Pix, temos a perspectiva do Open Banking e o Cadastro Positivo e, acima de tudo, contamos com o comportamento emergente dos omniconsumidores que se tornaram ainda mais digitais nesses meses de pandemia, num movimento irreversível e que só contribui para acelerar todo o processo.

E, para quem pode e quer, é tempo de pensar no caminho estratégico do Ecossistema de Negócios que possa chamar de seu. Quem fizer, fez. Quem não fez, que se integre.

NOTA: Toda a discussão das transformações do varejo e do consumo global pós-pandemia e seus impactos potenciais em outros mercados e no Brasil vocês poderão acompanhar na série Retail Trends, que terá o próximo evento gratuito no dia 10.12. Cadastre-se.

Marcos Gouvêa de Souza é diretor-geral da Gouvêa Ecosystem.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: comportamentoconsumocrescimentodigitale-commerceecossistemaempresasestratégiaexpansãomercadonegóciosserviçostecnologia
Postagem anterior

No consumo de moda, 9 a cada 10 brasileiros ainda preferem lojas físicas

Próxima Postagem

Com crescimento do e-commerce, Log vê procura por galpões disparar em 2020

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Relacionada Posts

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19
Artigos

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas
Destaque do dia

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista
Destaque do dia

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021
Natura inicia parceria com a Sephora para ampliar presença no varejo
Destaque do dia

Sephora Brasil nega fechamento de lojas e alerta para promoção falsa

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente
Destaque do dia

NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente

22 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Com crescimento do e-commerce, Log vê procura por galpões disparar em 2020

Com crescimento do e-commerce, Log vê procura por galpões disparar em 2020

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

22 de janeiro de 2021
fechamento do comercio

Varejo não essencial vai fechar entre 20h e 6h em São Paulo durante a semana e 24h nos fins de semana

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: