Mais de metade dos consumidores brasileiros se identifica como “flexitariana”

Mais de metade dos consumidores brasileiros se identifica como “flexitariana”, mostra pesquisa encomendada pela Archer Daniels Midland (ADM) ao Ibope DTM. Os flexitarianos são pessoas que comem carne em menos de três refeições por semana. A ADM é uma das maiores vendedoras de produtos agrícolas do mundo.

Durante a primeira etapa quantitativa da pesquisa, na qual foram entrevistadas 2 mil pessoas, em julho deste ano, 52% definiram-se com o estilo de vida flexitariano – pessoas que conscientemente procuram ingerir alimentos e bebidas à base de proteína vegetal. A busca por uma boa saúde é o fator principal que encoraja estes consumidores, além da busca pela qualidade nutricional, paladar, sabor e prazer.

Durante a etapa qualitativa, que ocorreu no final de julho, foram realizadas quatro discussões em painéis específicos nos quais os públicos estavam separados por grupos de afinidade: veganos, vegetarianos, flexitarianos e rejeitadores de produtos derivados de plantas. Nessa fase, foi possível identificar as motivações que levam à busca por alimentos e bebidas de base vegetal e como o plant-based está associado a um universo mais sustentável e feliz. Nessa etapa. também foram detectadas as principais barreiras que hoje são mensagens importantes para que a indústria toda possa se preparar para evoluir.

A busca por um estilo de vida mais saudável, sem abrir mão do sabor com uma experiência indulgente, é o que impulsiona a demanda por produtos plant-based, e a ADM dá um passo à frente e está pronta para guiar o desenvolvimento desse mercado que é a bola da vez: do nicho ao dia a dia.

“Esta é uma pesquisa que joga luz sobre o consumidor de proteínas alternativas e comprova o quanto esse mercado é vibrante e promissor, além de fornecer insights para a indústria de alimentos entender a melhor forma de apresentar seus produtos para esse consumidor ávido por novas opções”, aponta Alessandra Mattar, gerente de Marketing de Nutrição Humana LATAM da ADM, que esteve à frente da pesquisa realizada pela ADM desde o início.

A pesquisa mostra que o interesse dos consumidores por proteínas alternativas está alto, com bom índice de intenção do consumidor em experimentar e de retornar ao produto experimentado. Mais de 5 em cada 10 entrevistados já consumiram produtos plant-based, 32% consumiriam novamente e 18% afirmaram consumir sempre ou de vez em quando. Os dados revelaram, ainda, que 45% nunca experimentaram produtos à base de proteína vegetal, mas 42% se interessam em experimentar, o que indica grande potencial de criação de uma demanda maior vinda de futuros consumidores.

“Em relação aos sanduíches à base de plantas, 29% dos consumidores já experimentaram, 16% consumiriam novamente e 11% afirmaram consumir sempre ou de vez em quando. E mesmo entre aqueles que nunca experimentaram – 70% da amostra -, 65% afirmaram ter interesse em experimentar, corroborando a indicação da pesquisa de que o mercado plant-based tem grande potencial de crescimento no Brasil e que muita novidade ainda está por vir para satisfazer os desejos e necessidades desses consumidores”, diz Alessandra Mattar.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist