Disputa de gigantes: Walmart+ ameaça domínio do Amazon Prime nos EUA

O Walmart+, serviço de assinatura lançado em setembro pelo maior varejista dos Estados Unidos, tem conquistado clientes com rapidez e pode ser uma ameaça à dominância do Amazon Prime no país. Embora a empresa ainda não tenha divulgado os números de assinatura para membros do Walmart+, uma pesquisa da consultoria McMillan Doolittle mostra que quase um em cada quatro consumidores já se inscreveu no serviço ou usou a assinatura de outra pessoa para fazer um pedido. Aponta, também, para um grau significativo de sobreposição nas bases de assinantes Prime e Walmart+.

Ambas oferecem entrega gratuita no mesmo dia em compras acima de US$ 35 por uma taxa mensal e anual semelhante. O Walmart recentemente diminuiu seu valor mínimo de pedidos e agora os dois serviços também oferecem entrega gratuita em todos os pedidos que não sejam de mercearia, independentemente do valor gasto pelo cliente.

Ainda existem, no entanto, diferenças importantes entre Prime e Plus. O Amazon Prime tem uma seleção de produtos muito maior, oferecendo 3 milhões de itens para remessa no mesmo dia, enquanto o Walmart+ oferece atualmente cerca de 160 mil itens. O Prime ostenta mais 10 milhões de itens com frete grátis em um dia. Embora o Walmart.com ofereça entrega gratuita no dia seguinte para membros e não membros, a quantidade de itens elegíveis é muito inferior à da Amazon. Outra vantagem da Amazon está nos descontos extras oferecidos no Prime Day e nos serviços robustos de streaming de mídia.

Enquanto isso, os membros do Walmart+ podem aproveitar descontos de US$ 0,05 em combustível nos postos de gasolina do Walmart e da Murphy’s, preços menores nos postos dp Sam’s Club e acesso ao serviço Scan & Go nas lojas.

5.300 lojas em 50 Estados

Mas o grande diferencial do Walmart é o fato de a empresa ter um alcance incomparável por causa de sua presença física por todos os Estados Unidos. Os clientes já associam o Walmart a preços baixos na loja e isso é reforçado nas mensagens relacionadas ao Walmart+. O Walmart faz questão de ressaltar que não inflaciona os preços online (prática de alguns serviços de entrega de mercearia) e que suas taxas de associação se pagam com duas entregas mensais.

Para a McMillan Doolittle, a escala e o alcance do Walmart nos Estados Unidos podem ajudar o varejista a criar aderência com os clientes atuais do Walmart, bem como atrair um novo consumidor que não compra dentro de suas lojas. Existem cerca de 5.300 locais do Walmart nos 50 Estado americanos. Nada menos do que 90% da população vive em um raio de 16 km de uma loja. Atualmente, cerca de metade dessas lojas está preparada para oferecer entrega no mesmo dia. Isso é especialmente importante para itens de primeira necessidade nas categorias de alimentos frescos, mercearia e outros produtos essenciais.

O Walmart tem a seu favor, ainda, o fato de a Target ter finalizado seu serviço de entregas regulares de produtos domésticos a granel com desconto:.

Dados da McMillan Doolittle do final de novembro mostram que muitos assinantes do Walmart+ também estão entre os quase 70% dos americanos que assinam o Amazon Prime. Embora alguns desses consumidores possam estar testando o novo serviço de assinatura do Walmart, a consultoria aponta que as duas ofertas são distintas o suficiente para que, se o Walmart+ puder manter um padrão alto de atendimento, muitos consumidores podem optar por manter ambas as assinaturas.

Para a consultoria, o comércio eletrônico de alimentos dobrou ou triplicou sua participação durante a pandemia, ganhando força na maioria dos grupos de idade e renda, e o Walmart+ posiciona o varejista para continuar conquistando vendas e novos clientes neste canal muito depois da pandemia.

Imagem: Reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist