fbpx

Caravana de Natal da Coca-Cola chega ao público em realidade aumentada

A tradicional caravana de Natal da Coca-Cola, com caminhões iluminados tocando o jingle da marca, vai entrar na casa dos consumidores neste ano. A “visita” será possível por meio de uma tecnologia de realidade aumentada desenvolvida pela RD3 Digital. A campanha foi batizada de #JuntosComoNunca.

“Em 2018, a Coca-Cola já havia lançado um app, mas era uma ação separada, independente. Neste ano, ele faz parte de um conceito, de uma engrenagem em três pilares, somado aos pontos de venda e à caravana ‘física’, que vai passar por 48 cidades de surpresa, para evitar aglomerações. O aplicativo funcionará como o meio de interação das pessoas, mesmo dentro de casa”, diz Raphael Magri, um dos sócios da RD3 Digital.

A empresa dedicou 12 profissionais para o desenvolvimento do aplicativo. “É um processo que envolve documentação, atendimento, desenvolvimento de arte básica, layout de tela, programação, direção de arte, modelagem de conteúdo 3D e muitas outras técnicas. Temos a licença de uso da plataforma Vuforia, um dos mais modernos e completos do mercado, e criamos todo o conceito e o visual por meio deste programa. Exige da gente toda dedicação e empenho, pois, além de ser uma campanha nacional, é a grande data da Coca-Cola”, afirma Magri.

Como ver a caravana da Coca-Cola

Para ter acesso à caravana “dentro de casa”, é preciso baixar o aplicativo “Natal Coca-Cola”, disponível em iOS e Android, e apontar o celular para o chão. Cinco caminhões iluminados vão “passear” pelo local. Neste ano, o jingle de Natal foi gravado pelas cantoras Luísa Sonza e Lellê.

O aplicativo também disponibiliza vídeos da campanha, making-of e interação. “A realidade aumentada permitirá às famílias terem interações com os caminhões da caravana e com a árvore de Natal. Uma das possibilidades é a de fazer fotos com a árvore 3D na própria casa e compartilhar com familiares e amigos”, explica o sócio da RD3 Digital.

Outra opção é escolher um momento, como “Amor”, “Paz” ou “Harmonia” para enviar para alguém especial. As mensagens serão moderadas e irão para um vídeo que será atualizado semanalmente na Árvore de Natal da Coca-Cola.

“Quem tiver o app instalado vai receber uma mensagem geolocalizada avisando que a caravana vai passar pela respectiva cidade. Para evitar aglomerações, vamos convidar as pessoas a piscarem as luzes de casa durante a passagem da caravana”, detalha Rafael Domingues, executivo de contas da agência PromoPlus e coordenador do projeto de Natal da Coca-Cola/Femsa.

Segurança e acessibilidade

O app também é acessível para deficientes visuais, para pessoas com baixa visão (com um layout diferente e fontes maiores) e padrão de daltonismo, com o verde sendo substituído por vermelho, preto e branco.

“A preocupação da Coca-Cola, da qual compartilhamos, é, além da pandemia, a inclusão, e temos um aplicativo completo neste sentido. Já a RA, por sua vez, é um ‘caminho sem volta’. A gente percebe os gigantes da tecnologia investindo pesado e, em breve, ela estará nos sistemas nativos dos celulares e tablets. Qualquer aplicativo, site ou sistema terá suporte e integração com esse recurso. Será como acessar um vídeo player hoje que proporcione a interação com a RA. Automático e integrado organicamente”, complementa Magri.

A expectativa da RD3 e da agência PromoPlus é superar a interação conquistada em 2018, quando o aplicativo de Natal da Coca-Cola/Femsa teve 2 milhões de downloads e 5 milhões de ações executadas.

De acordo com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Digital), o mercado global de Realidade Virtual e Aumentada deve ultrapassar R$ 370 bilhões em 2020.

Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: