fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home consumo

Mais de 80% dos brasileiros estão mudando a forma como usam o banco

Redação de Redação
1 de janeiro de 2021
no consumo, Economia, Notícias, tecnologia
0

A pandemia de coronavírus está impactando significativamente o comportamento do consumidor brasileiro na hora de fazer compras e usar serviços bancários, acelerando a transição para tecnologias digitais, conforme indica o “Pace Pulse”, novo estudo da FIS. A pesquisa também relata que a pandemia segue gerando profunda instabilidade financeira entre os brasileiros, especialmente entre os desbancarizados.

O levantamento, que foi realizado com 2 mil brasileiros em diferentes regiões do País e classificados por idade, revelou que 82% dos entrevistados afirmam que a pandemia mudou a forma que eles se relacionam com seus bancos. Além disso, 40% estão usando mais os caixas eletrônicos; 23% adotaram aplicativos e e-mail, e 20% recorreram a chamadas telefônicas para se comunicar com o banco ou consultor financeiro.

Desde o início da pandemia, metade dos entrevistados com conta em banco afirma ter usado serviços bancários online ou mobile, evitando a ida à agência. Os entrevistados da pesquisa Pace Pulse também afirmaram estar usando métodos de pagamento digitais com mais frequência. O destaque fica por conta dos Millennials: 76% afirmam ter adotado alguma carteira digital.

“A mudança rumo a canais digitais de pagamentos e de serviços bancários deu um salto durante a pandemia. No entanto, o movimento acompanhou uma tendência que já era latente no ano passado, tendo sido apenas acelerado pelas consequências do Covid-19, que antecipou a adoção de novas tecnologias e comportamentos a níveis que, antes, julgávamos impossíveis”, explica Marcelo Goes, head de Soluções e Produtos da FIS Latam.

Mudanças em todos os grupos demográficos

A pesquisa da FIS revela que metade dos brasileiros vem sofrendo reveses financeiros durante a pandemia, incluindo salários reduzidos (28%), bônus diferidos (14%) e perdas permanentes de emprego (11%). As famílias com a situação financeira mais instável são as que não têm acesso a serviços bancários, com quase um quarto (24%) afirmando que já não conseguem sobreviver com o que ganham. A Geração Z e a Geração Y relataram maior perda de emprego do que outras gerações – 16% e 13%, respectivamente.

“Bancos e outros fornecedores de serviços financeiros precisarão ser flexíveis e inovadores para atender às necessidades dos brasileiros, que estão em constante mudança em todos os grupos demográficos. Ao mesmo tempo, devem estudar medidas de alívio econômico para apoiar seus clientes, como isenção de multas e taxas, além de maior flexibilidade na hora de conceder e renegociar empréstimos”, comenta Goes.

Ainda como um dos pontos de destaque da pesquisa, estão as novas formas para fazer compras. De acordo com os dados, 39% dos entrevistados estão usando mais serviços de entrega de restaurante do que antes da pandemia. Da mesma forma, 28% disseram que estão usando o serviço de retirada no local (take away) para seus pedidos online ou via smartphones (estes com maior frequência). “Conforme os brasileiros continuem a enfrentar incertezas econômicas causadas pela crise sanitária, esses novos comportamentos de compra devem se consolidar”, afirma o executivo da FIS.

Imagem: Bigstock

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: bancoBrasilclientecomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumoDeliverydigitale-commerceecommercefinanças pessoaisinovaçãomercadomercado&consumonegóciosprodutosserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas
Postagem anterior

Alibaba: do “maior IPO do mundo” até a investigação de monopólio na China

Próxima Postagem

Marca de jeans Wrangler é lançada na China em parceria com loja online

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora
Destaque do dia

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores
Destaque do dia

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões
Destaque do dia

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios
Economia

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores
Foodservice

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021
Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%
Destaque do dia

Bares e restaurantes se posicionam contra novas restrições em São Paulo

24 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Marca de jeans Wrangler é lançada na China em parceria com loja online

Marca de jeans Wrangler é lançada na China em parceria com loja online

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: