fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Receita de sucesso: clareza na jornada de compras e diversificação de formatos

Alexandre Machado de Alexandre Machado
12 de janeiro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
0
Receita de sucesso: clareza na jornada de compras e diversificação de formatos

Todos os dias, os consumidores formam impressões sobre lojas, marcas e produtos ou serviços a partir de pontos de contato, tais como: anúncios, notícias, conversas com familiares, amigos e, é claro, com a experiência real de compra nos canais, físicos ou digitais. Todos esses elementos contribuem para tornar a jornada de compra de uma única marca cada vez mais crítica, ocasionando dúvidas do tipo “o que” e “de quem” comprar.

O desafio para empresas de varejo se destacarem no meio da multidão, melhorarem suas vendas e expandirem seus negócios pode ser dividido em duas rotas paralelas que devem estar em constante consonância.

A primeira rota é a clareza na jornada de compra. São os passos que o consumidor percorre desde o primeiro interesse em um produto ou serviço até seu pós-venda. Compreendendo todos os pontos de contato, os motivadores das escolhas, pontos de dores e necessidades não atendidas, será possível endereçar e trabalhar os ajustes e correções de rumo. Adotar essa rota, sem sombra de dúvidas, será o primeiro movimento para se diferenciar na multidão e aumentar tanto o NPS (Net Promoter Score) satisfação, quanto suas vendas.

A segunda rota é um pouco mais estratégica e ambiciosa: está ligada à diversificação de formatos de lojas e pontos de relacionamento com os clientes. E é focando nessa rota que vamos aprofundar o artigo de hoje.

Para isso, fomos buscar no Grupo Grupo Pão de Açúcar (GPA) seu modelo de segmentação de marcas e formatos de lojas para ilustrar e deixar esse artigo um pouco mais denso. A segmentação de marcas e formatos de lojas foi concebida para atender às diferentes necessidades e características dos consumidores, onde quer que ele esteja ou de acordo com quanto ele está disposto a pagar. De fato, o Grupo GPA é uma pluralidade de marcas e formatos. Aqui no Brasil, essas estão agrupadas da seguinte forma:

1 Para efeito ilustrativo mantivemos o atacado de auto serviço Assaí, mesmo sabendo do movimento de separação

Toda essa combinação de marcas e formatos ultrapassa 1.050 lojas, com forte presença na região Sudeste, que concentra 80%. Para uma operação deste tamanho funcionar de forma eficiente, é preciso muito trabalho em equipe, além de clareza na proposta de valor de cada marca e do que será entregue por cada formato ao consumidor.

Podemos observar tudo isso na prática. Está claro que as lojas recentes do Pão de Açúcar (Geração 7) buscam oferecer uma experiência multicanal, multissensorial e multissoluções. Já a marca Compre Bem assumiu o posicionamento de combate frente às redes regionais.

O mercado Extra vem convertendo lojas para um novo formato, buscando com isso ajustes em sortimento, posicionamento de preço, atendimento e maior penetração de marcas próprias e exclusivas. No Extra Hipermercados, que também precisou se reinventar, as mudanças são perceptíveis. Neles, o conceito de one-stop-shop é evidenciado tanto no sortimento de bens duráveis quanto de não duráveis.

Outro destaque é um modelo de negócio de que gostamos muito, que é o store in store. Em síntese, store in store são as parcerias realizadas com outras marcas de varejo que contam com espaços exclusivos nas lojas Extra Hiper, com o objetivo de potencializar as vendas e aprimorar a experiência de compra dos consumidores da marca. Ri Happy, Daiso Japan, Swift, Etna, Technos e Rochinha já fazem parte desse grupo de parceiros.

Para finalizar, o formato de proximidade também merece destaque, apesar de ter a menor participação nas vendas quando comparado aos demais formatos. Mas é lá que o atributo de conveniência se sobressai. Esse formato vai ao encontro das necessidades dos consumidores locais e contrapõe a pressão sofrida por resultados ruins nos formatos de grandes superfícies.

Dando um pouco mais de destaque para o formato de proximidade, já vemos a rápida expansão no mercado com um todo. Alguns fatos e dados para ilustrar esse ponto:

  • Rápida expansão do Carrefour Express, que já atingiu 119 lojas;
  • Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra contam com 86 e 153 lojas, respectivamente;
  • O conhecido nacionalmente Dia tem mais de 800 lojas desde 2001 aqui no Brasil;
  • A tradicional rede Hirota tem 25 lojas no formato Food Express, além de 15 lojas no formato autônomo Hirota em Casa (exclusivo para condomínios e empresas);
  • Ponto positivo para a Oxxo, que desembarcou aqui no ano passado após a joint venture com a Raízen, já abriu suas primeiras lojas na cidade de Campinas-SP, além de um CD em Cajamar-SP, e tem um plano ambicioso de expansão debaixo do braço;
  • Vale destacar o movimento da Am/Pm. Anos atrás, tivemos a oportunidade de debater com a Ipiranga o conceito de lojas stand-alone, ou seja, desconectadas e independentes dos postos de combustível. Finalmente a primeira loja neste conceito foi aberta aqui na cidade de São Paulo;
  • Por fim e saindo do segmento alimentar, a Telhanorte-Tumelero, rede de varejo do setor de materiais para construção, inaugurou no último mês (dezembro de 2020) mais quatro lojas aqui em São Paulo no formato de proximidade, batizado de TelhanorteJá!, totalizando oito lojas.

Concluindo, a combinação de marcas e formatos de lojas tem sido uma rota cada vez mais popular e crescente aqui no Brasil para as empresas de varejo diversificarem sua atuação e capturar valor na relação com os consumidores. É verdade que ainda muito longe dos números dos países mais desenvolvidos, mas é uma questão de tempo.

Alexandre Machado é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
Imagem: Bigstock

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: clienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidorescrescimentodigitale-commerceinovaçãoinvestimentomercadopandemiaprodutosserviçostecnologiavarejovendas
Postagem anterior

O ‘Big Show’ de 2021 da NRF e sua realidade virtual começam hoje, 12

Próxima Postagem

“Varejo americano sustenta, indiretamente, 52 milhões de empregos no país”, afirma presidente do Conselho de Administração da NRF

Alexandre Machado

Alexandre Machado

Luiz Alexandre de Paula Machado é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionada Posts

Iguatemi lança plataforma digital para levar marcas de luxo a todo o Brasil
Destaque do dia

Shopping centers: Iguatemi anuncia redução no horário e até fechamento

2 de março de 2021
Foodservice on the road
Artigos

Foodservice on the road

2 de março de 2021
Depois do Distrito Federal, Rio de Janeiro ganha armários inteligentes dos Correios
Destaque do dia

Correios querem instalar 3 mil lockers em todo o Brasil até 2023

2 de março de 2021
Mercado Livre
Destaque do dia

Mercado Livre planeja investir R$ 10 bilhões no Brasil em 2021

2 de março de 2021
E-commerce-segue-em-expansao-e-dobra-as-vendas-em-julho
Destaque do dia

Grupo Avenida e InfraCommerce registram pedido de IPO junto à CVM

2 de março de 2021
Parceria entre Saraiva e 99: desconto para retirada de produtos em loja
Destaque do dia

Credores da Saraiva aprovam aditamento ao plano de recuperação judicial

1 de março de 2021
Próxima Postagem
“Varejo americano sustenta, indiretamente, 52 milhões de empregos no país”, afirma presidente do Conselho de Administração da NRF

"Varejo americano sustenta, indiretamente, 52 milhões de empregos no país", afirma presidente do Conselho de Administração da NRF

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

JBS anuncia 160 vagas para recém-formados no Programa de Talentos da Seara

JBS anuncia 160 vagas para recém-formados no Programa de Talentos da Seara

2 de março de 2021
Área de Marcas Próprias da Pague Menos segue em crescimento

Pague Menos lucra R$ 37,5 milhões no 4º trimestre, uma alta de 147% em 1 ano

2 de março de 2021
Iguatemi lança plataforma digital para levar marcas de luxo a todo o Brasil

Shopping centers: Iguatemi anuncia redução no horário e até fechamento

2 de março de 2021
Foodservice on the road

Foodservice on the road

2 de março de 2021
Depois do Distrito Federal, Rio de Janeiro ganha armários inteligentes dos Correios

Correios querem instalar 3 mil lockers em todo o Brasil até 2023

2 de março de 2021
Nestlé lança programa para atuar no mercado de social selling

Nestlé lança programa para atuar no mercado de social selling

2 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: