fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

NRF 2021: “Novo normal” é atender aos clientes como e onde eles precisam

Redação de Redação
13 de janeiro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Supermercados, Varejo
0
NRF 2021: “Novo normal” é atender aos clientes como e onde eles precisam

Os efeitos – no passado, no presente e no futuro – da continuidade pandemia global no comportamento do consumidor, entre os varejistas e na economia em geral foram tema de uma das sessões do primeiro dia da NRF 2021: Retail’s Big Show – Chapter 1, num painel que contou com a participação de Ira Kalish, economista-chefe global da Deloitte, e de Janey Whiteside, CCO do Walmart.

Kalish começou observando que o mundo ainda pisa num terreno novo e imprevisível. “No segundo trimestre de 2020, vimos o declínio mais acentuado do PIB real já registrado. No terceiro trimestre, vimos o maior aumento do PIB real já registrado”, exemplificou.

A expectativa da Deloitte é de que a economia vai crescer lentamente em 2021 e que continuará a haver uma certa desorganização no mercado consumidor. Mas, considerando uma vacinação generalizada e a consequente redução da pandemia, pode haver uma aceleração significativa da atividade econômica no final do ano – embora Kalish ressalte que o crescimento continuará a ser prejudicado pelas disparidades no mercado de trabalho.

“Nunca vimos um ano como este”, endossou Janey Whiteside. Segundo ela, o Walmart observou uma mudança quase semanal na demanda de produtos à medida que a pandemia se instalou. Essa demanda foi de desinfetantes a jogos de tabuleiro, de equipamentos de ensino doméstico a máquinas de costura e de materiais de jardinagem a produtos domésticos.

Junto com a explosão quase universal nas vendas online, o Walmart também experimentou um grande aumento na demanda por serviços de compra online e retirada na loja. “Vimos cinco anos de crescimento projetado em cinco semanas”, disse ela.

Recuperação econômica em forma de ‘K’

Em termos de saúde econômica do consumidor, Kalish observou que estamos no que ele chamou de “recuperação em forma de K”. Os ricos estão indo bem: economizando dinheiro, comprando casas e reforçando suas carteiras de ações. Aqueles na extremidade inferior do espectro econômico, no entanto, estão estressados ​​e devem permanecer assim, uma vez que as perdas de emprego na pandemia podem se tornam permanentes.

O que, claro, tem uma relação direta com o mercado principal do Walmart. Em novembro, cerca de metade dos clientes do Walmart disseram estar preocupados com a economia, e 40% disseram não esperar uma recuperação rápida.

Segundo Janey, a empresa está tentando ajudar seus clientes de várias maneiras. Uma tem a ver com a proposta de valor do Walmart, a acessibilidade, à qual ela está aderindo tenazmente. Outra é tentar tornar mais fácil – e seguro – cuidar das necessidades básicas da casa. “Nossos clientes não estão imunes aos efeitos da desaceleração econômica. Eles precisam de nós.”

Empresas são especialistas em dados

Voltando-se para a estratégia corporativa geral, Kalish, da Delloite, observou que os líderes de praticamente todos os setores com os quais ele tem contato agora consideram suas empresas como especializadas em dados. E, nesse caso, é preciso fazer o melhor uso desses dados para se manter competitivo.

No caso do Walmart, Janey Whiteside comentou que não há dúvidas de que a amplitude das ofertas – mantimentos, farmácia, serviços financeiros – também permite que a empresa colete uma grande quantidade de dados sobre seus clientes. “Podemos usar todos esses dados para entender melhor nossos clientes e atendê-los melhor. Para fazer isso, precisamos ter todas as permissões corretas. É uma questão de confiança. Tem de haver confiança e temos de ganhar essa confiança”, destacou.

Perto do final da discussão, Kalish comentou sobre o desafio de se equilibrar as compras online quando se é, como no caso do Walmart, uma empresa essencialmente baseada em loja. Janey disse que a resposta está no envolvimento das próprias lojas no processo. “No primeiro trimestre do ano passado, vimos um aumento de 300% em serviços como coleta e entrega”, disse.

Também faz parte da iniciativa do Walmart oferecer aos clientes uma maneira de lidar com os produtos de que se esqueceram e precisam com urgência. “Podemos atender esse pedido de uma loja. Não podemos atendê-lo em uma instalação de remessa de comércio eletrônico. As lojas não vão a lugar nenhum.”

Imagem: Bigstock

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: clienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocoronavíruscrescimentocriseDeliveryecommerceempresasexperiênciamercadonegóciospandemiatecnologiavarejovendas
Postagem anterior

Produtora de vegetais congelados Grano lança e-commerce próprio

Próxima Postagem

CEO que fez história à frente da PepsiCo está entre os palestrantes da NRF 2021

Redação

Redação

Relacionada Posts

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19
Artigos

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas
Destaque do dia

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021
Economia

NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

22 de janeiro de 2021
fechamento do comercio
Economia

Varejo não essencial vai fechar entre 20h e 6h em São Paulo durante a semana e 24h nos fins de semana

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista
Destaque do dia

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
CEO que fez história à frente da PepsiCo está entre os palestrantes da NRF 2021

CEO que fez história à frente da PepsiCo está entre os palestrantes da NRF 2021

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

22 de janeiro de 2021
fechamento do comercio

Varejo não essencial vai fechar entre 20h e 6h em São Paulo durante a semana e 24h nos fins de semana

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: