McGreen: bandejas de plástico do McDonald’s ganham versão sustentável no Brasil

As bandejas de plástico das lanchonetes do McDonald’s no Brasil vão começar a ser substituídas por versões mais sustentáveis. O anúncio foi feito pela Arcos Dorados, franquia independente que opera a rede no Caribe e na América Latina. O objetivo é contribuir para a redução do uso de plásticos e emissão de CO2 no meio ambiente.

Nesta primeira fase, 7.200 bandejas sustentáveis foram distribuídas em 30 lanchonetes do McDonald’s localizadas em 20 capitais brasileiras. A iniciativa será estendida gradualmente às demais unidades da rede em todo o País e, para isso, 11 mil unidades adicionais estão em produção.

O novo material é obtido a partir de uma parceria com a empresa israelense UBQ, que usa resíduo orgânico como parte essencial na produção de um termoplástico mais favorável ao meio ambiente. No processo, os resíduos são divididos em seus componentes naturais básicos, como celulose, lignina, açúcares e fibra, para o desenvolvimento de uma matéria-prima compatível com máquinas e padrões de fabricação da indústria.

A produção de material também contribui para a redução de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Ao reciclar uma tonelada, por exemplo, aproximadamente 15 toneladas de CO2 deixam de ir para o meio ambiente. A estimativa é de que a produção das primeiras 18 mil bandejas do projeto represente uma redução de 3.713 kg de dióxido de carbono.

A partir do material da UBQ, as novas bandejas são produzidas pela empresa brasileira Semaza, cuja fábrica está localizada em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. As peças antigas retiradas dos restaurantes serão destinadas aos projetos de economia circular promovidos pela própria Arcos Dorados.

Segundo a Arcos Dorados, o movimento faz parte de um programa de redução de plásticos que começou em 2018. Desde então, um total de 1.300 toneladas de plástico foram retiradas dos restaurantes.

“Estamos fazendo tudo o que é possível para reduzir o impacto de nossa operação dentro de nossa plataforma Receita do Futuro. A parceria com a UBQ é mais um passo para trazer cada vez mais soluções inovadoras para melhorar o mundo em nossa volta e estamos orgulhosos em dar esse primeiro passo, apoiando uma tecnologia que irá mudar a forma como a sociedade recicla seu lixo orgânico”, afirma Gabriel Serber, diretor de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Social da Arcos Dorados.

Segundo a Quantis, líder global em avaliações de impacto ambiental, a matéria-prima criada pela UBQ foi considerada o termoplástico mais favorável ao meio ambiente disponível, podendo compensar significativamente a pegada de carbono de um produto.

“A UBQ tem o potencial de revolucionar a forma como vemos os resíduos, transformando-os em um recurso valioso para a manufatura. O mercado em geral está exigindo soluções sustentáveis ​​e a indústria de alimentação rápida não é exceção. O UBQ permite que os fabricantes criem produtos que impactam positivamente o nosso mundo, sem comprometer a lucratividade. É uma solução tão simples quanto sua implementação”, afirma o presidente-executivo da UBQ Materials, Albert Douer.

Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist