fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Boom do e-commerce e cliente inexperiente fazem tentativas de fraude subirem 54% em 2020

Aiana Freitas de Aiana Freitas
9 de fevereiro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
0
Boom do e-commerce e cliente inexperiente fazem tentativas de fraude subirem 54% em 2020

O crescimento do e-commerce em meio à pandemia de Covid-19 teve impacto direto na quantidade de tentativas de fraude no varejo eletrônico em 2020. Segundo os dados do “Mapa da Fraude”, produzido pela Clearsale, foram 3,5 milhões de registros no ano passado, o que representou uma alta de 53,61% na comparação com 2019.

É o maior número já registrado pela empresa, provedora global de soluções contra esse tipo de problema, que divulga levantamentos do tipo há duas décadas. No entanto, apesar da alta expressiva, ela foi menor do que a registrada no número de pedidos no mesmo período (73,84%).

A Clearsale classifica como tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram consideradas suspeitas ou foram confirmadas após análise. Ainda segundo a empresa, elas não necessariamente resultaram em prejuízo para o varejo, uma vez que a imensa maioria foi barrada pelos sistemas de proteção da companhia.

Em 2020, 267 milhões de transações foram analisados no Brasil – no caso do e-commerce, foram considerados apenas pagamentos feitos por meio de cartão de crédito.

Inexperiência dos consumidores

Segundo a empresa, os fraudadores se aproveitaram da entrada de novos consumidores no e-commerce quando as lojas físicas foram fechadas. Inexperientes no uso das ferramentas de compra virtual, eles ficaram mais expostos aos golpes.

Além de fazer seu tradicional levantamento anual, a Clearsale também fez uma comparação pontual para checar o impacto direto da pandemia nas tentativas de fraude. Segundo esses dados, entre março e dezembro de 2019, período considerado “pré-pandemia”, foram 2,2 milhões de tentativas. No “pós-pandemia”, entre março e dezembro de 2020, foram 3,2 milhões. A alta é de 45,45%.

Mais uma vez, o aumento foi grande, mas, ainda assim, inferior ao crescimento da quantidade de pedidos no e-commerce, que passou de 131 milhões para 245 milhões no mesmo período – alta de 87%.

Itens pertencentes a categorias que têm mais liquidez, ou seja, alta procura e fácil venda no mercado paralelo, foram os mais fraudados do ano passado. Pela ordem, apareceram as categorias “celulares”, “automotivo” e “alimentos”.

Os tipos de fraude mais comuns

O Mapa da Fraude da Clearsale dividiu os tipos de fraude em três:

Fraude efetiva
O fraudador chega, navega pela loja, efetua a compra e, na hora de pagar, insere os dados roubados de cartão de crédito de bons consumidores. Por se tratar de dados corretos, a identificação da ação se torna mais difícil.

Fraude amigável
Quem está efetuando a compra não é o titular, e sim uma pessoa próxima, como o filho ou a mãe. Como o titular do cartão não sabe que a pessoa usou seus dados, ele contesta a compra.

Autofraude
O titular efetua a compra com o próprio cartão e, após receber o produto ou serviço, entra em contato com a administradora para contestar o lançamento na fatura, como se não reconhecesse a dívida.

Imagens: Bigstock e Divulgação

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: BrasilClearSaleclienteClientescomportamentocomprasconsumidorconsumocoronavíruscrescimentoe-commerceecommerceempresasfraudegolpeMapa da FraudemercadoomnichannelonlinepandemiaSegurançatecnologiavarejistaVarejistasvendas
Postagem anterior

Venda por Relacionamento: você já ouviu falar?

Próxima Postagem

Pagamentos com cartões crescem 8,2% e movimentam R$ 2 trilhões em 2020

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo, Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionada Posts

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos
Economia

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

24 de fevereiro de 2021
Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson
Economia

Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

24 de fevereiro de 2021
Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira
Destaque do dia

Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

24 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company
Artigos

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Transformação digital está por trás das faixas “Passo o ponto” das lojas Habib’s
Destaque do dia

Habib’s revela programa de fidelidade por trás das faixas “Passo o ponto”

24 de fevereiro de 2021
Rede americana Fry’s Eletronics vai fechar as portas de todas as lojas no país
Notícias

Rede americana Fry’s Eletronics vai fechar as portas de todas as lojas no país

24 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Pagamentos com cartões crescem 8,2% e movimentam R$ 2 trilhões em 2020

Pagamentos com cartões crescem 8,2% e movimentam R$ 2 trilhões em 2020

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

24 de fevereiro de 2021
Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

24 de fevereiro de 2021
Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

24 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Transformação digital está por trás das faixas “Passo o ponto” das lojas Habib’s

Habib’s revela programa de fidelidade por trás das faixas “Passo o ponto”

24 de fevereiro de 2021
Rede americana Fry’s Eletronics vai fechar as portas de todas as lojas no país

Rede americana Fry’s Eletronics vai fechar as portas de todas as lojas no país

24 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: