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Os inconformados mudam o mundo!

O papel dos CEOs para a perenidade das empresas é ter uma visão dos potenciais cenários para mudanças estratégicas, com o desenvolvimento claro da sua jornada e impactos, para que a empresa esteja onde se quer que ela esteja nos próximos anos.

São poucas as empresas que possuem essa visão e menos ainda são aquelas que conseguem implantá-las, porque isso requer um mapeamento cirúrgico dos novos comportamentos de seus clientes, um entendimento profundo de seus concorrentes e reações potenciais, conhecimento de tecnologias e plataformas que podem auxiliar o ganho de velocidade e escala, além de muita coragem para sair da zona de conforto, principalmente quando se está ganhando o jogo ou já é vencedor.

É nesse momento que a Gouvêa Consulting, unidade de negócios da Gouvêa Ecosystem, entra para ajudar. O nosso propósito é justamente proporcionar o crescimento dos negócios de forma sustentável e rentável. Realizar um diagnóstico das áreas de oportunidades da cadeia de valor e do relacionamento das empresas com os stakeholders (partes interessadas), sempre com base em uma análise centrada no valor que a empresa poderá agregar para seus clientes, empresariais ou pessoas físicas, hoje e para os próximos anos, por meio de pesquisas, mapeamentos, benchmarks no Brasil e no mundo.

Um de nossos cases de sucesso foi realizado em uma grande empresa nacional com atuação em um segmento regulamentado e altamente competitivo. A empresa vinha em um crescimento rápido expansionista e com uma visão muito clara de onde queria chegar. A nossa entrada foi justamente para ajudar a empresa a se tornar ainda mais eficiente, para que suas conquistas fossem mais fluidas e que todas as oportunidades fossem elencadas, priorizadas e implementadas – desde a aquisição de novos clientes até no relacionamento, além do próprio aumento do valor do cliente ao longo da sua jornada.

O projeto foi realizado por várias mãos, em conjunto com todos os executivos da empresa: escutar ativamente a voz dos executivos e emponderá-los com diretrizes e indicadores de performance atrelados a remuneração variável é essencial para a continuidade da empresa ao longo do tempo.

Foi também visto que a produtividade não está apenas focada na redução de custos, mas também na melhoria dos processos, seja pela digitalização e integração das pontas por meio do uso de tecnologia, dando maior velocidade e transparência entre as áreas, automatizando e otimizando processos manuais, seja estabelecendo procedimentos claros que evitem os conflitos entre as áreas e sobreposições, criando valor adicional aos clientes com maior fluidez e sem atritos.

Outro aspecto é que, quanto mais temos a segmentação das regiões e canais, melhor a sua atuação e entendimento das especificidades de seus clientes. Ter executivos com um olhar mais granular para entender de perto as dores e necessidades de seus clientes para direcionamento dos planos táticos também é uma forma de não desperdiçar seus esforços e investimentos e, com isso, ganhar produtividade.

O desenvolvimento de áreas que estão mais sintonizadas com as mudanças do comportamento do consumidor também foi importante nesse projeto. A criação da área digital – que vai muito além de somente ter um e-commerce – e da área de alianças estratégicas é fundamental para que a empresa entre na vida de seus clientes e se torne cada vez mais relevante em toda a sua jornada.

Sempre comentamos que a cultura não se muda da noite para o dia, e sim todos os dias. E, durante o projeto, pudemos continuamente mostrar o propósito e o valor das mudanças. Essa é a melhor forma de fazer a gestão da mudança (“change management”).

Não foi apenas uma apresentação bonita em PowerPoint. Foi necessário muito suor de todos os executivos envolvidos com uma implantação escalada, o que mostrou o quanto a metodologia ágil ajuda nessas transformações. A metodologia permitiu implementar as ações de forma a acrescentar gradativamente valor aos clientes, aprender e ajustar continuamente, sempre com monitoramento próximo com base em indicadores de performance.

Para nós, da Gouvêa, o mais gratificante é que, além de entregar as metas numéricas do projeto, foi o que aprendemos e compartilhamos ao longo dele com os profissionais que conhecemos no decorrer dessa jornada e que ficarão eternizados na nossa história.

Renata Martins é gerente sênior da Gouvêa Consulting.
Imagem: Arte/Mercado&Consumo

Renata Martins

Renata Martins

Mais de 27 anos de experiência na gestão de Negócios e Marketing em empresas multinacionais e nacionais B2B e B2C nos mais variados segmentos de mercado com aplicação prática de metodologias ágeis e transformação digital.

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