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Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

Durante o ano de 2020, a BK Brasil, máster-franqueado da Burger King Corporation e Popeyes Louisiana Kitchen para o Brasil, apostou em acelerar sua transformação digital e os resultados seguiram em trajetória de crescimento, atingindo uma receita operacional líquida de R$ 774 milhões no quatro trimestre.

A companhia captou R$ 510 milhões em follow on, e boa parte desse valor será dedicada à tecnologia para acelerar iniciativas digitais e de multicanalidade. Além da tecnologia, esses recursos, 100% primários, serão usados para o crescimento e desenvolvimento dos restaurantes das marcas BK e PLK. Esta captação levou a companhia a uma sólida posição de balanço, com espaço no que diz respeito ao seu pipeline de investimentos.

A companhia registrou novo recorde de vendas representadas pelo delivery, totens e aplicativo (mobile), atingindo R$ 164,9 milhões no quatro trimestre. Esse valor representou 21% da receita total (versus 9% no quarto período de 2019). Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, as vendas também cresceram (26%).

Pix em todas as lojas até março

No ano passado, a rede foi uma das grandes varejistas a integrar Pix em suas lojas por meio do Mercado Pago. Até março de 2021, todas as lojas de Burger King e Popeyes passam a aceitar Pix, com operações realizadas nos restaurantes transacionadas exclusivamente pelo Mercado Pago.

O aplicativo do BK possui atualmente mais de 25 milhões de downloads e mais de 8 milhões de cadastros completos, oferecendo cupons promocionais, além da nova opção de forma de pagamento via Ticket refeição para MO&P (Mobile Order & Pay).

Ainda ao longo do quarto trimestre do ano passado, o BK Brasil fez o roll out de seu CRM e o anúncio do Clube BK, a primeira e mais ousada etapa de todo plano de transformação digital no Brasil. O programa foi ampliado neste mês. Ele é gratuito e tem como objetivo estreitar o relacionamento da marca de fast-food com os mais de 150 milhões de consumidores que frequentam, por ano, os restaurantes da rede no País.

O destaque do trimestre foi o delivery, que segue em crescimento e apresentou aumento de 148% versus o quarto trimestre de 2019, um ganho de mais de 9,5 pontos porcentuais de representatividade nas vendas totais.

Expansão em delivery próprio 

O ano de 2020 foi encerrado com parcerias com os agregadores Uber Eats, Rappi, iFood, 99Food e James Delivery, garantindo a cobertura de mais de 540 lojas e entregas de forma rápida em todo o território nacional.

Já o delivery próprio do BK segue em fase de expansão e melhorias, após o lançamento piloto no segundo trimestre, com uma plataforma que cobre atualmente cerca de 100 lojas. A ghost kitchen inaugurada no terceiro trimestre de 2020 segue com patamar de vendas acima do planejado, resultando em melhorias nos indicadores operacionais do delivery.

As lojas no formato free standing mostraram grande força ao longo do quatro trimestre, com SSS de +8,6%. A versatilidade deste formato possibilita entregar uma experiência digital mais completa para os consumidores, oferecendo flexibilidade em termos de gestão de diferentes canais, possibilitando adequar layout para crescimento de drive thru e delivery.

Outra frente que seguiu ganhando força foi a presença dos totens de autoatendimento, hoje em 100% das lojas de Popeyes e cerca de 50% das lojas de Burger King, totalizando mais de 400 lojas e mais de 800 equipamentos disponíveis, trazendo eficiência para operação e menos fricção para a jornada dos clientes. O crescimento de vendas nos totens no quarto trimestre foi de 131% em comparação ao mesmo período de 2019, um ganho de 3 pontos porcentuais de representatividade sobre as vendas totais, atingindo receita de R$ 39 milhões.

Oito unidades fechadas

Ao longo do quarto trimestre, a companhia realizou também a abertura líquida de cinco lojas, sendo 13 aberturas (dez unidades de Burger King próprias, dois franqueados e um Popeyes) e o fechamento de oito unidades próprias.

O Burger King finalizou o trimestre com 861 restaurantes em operação no País e o Popeyes, com 44 unidades, sendo todas elas próprias e localizadas no Estado de São Paulo. Além dos 861 restaurantes, o sistema Burger King finalizou o último trimestre de 2020 com 434 dessert centers. Com isso, a companhia encerrou o período com um total de 905 restaurantes, dos quais 703 próprios das marcas Burger King e Popeyes e 202 de franqueados da marca Burger King.

Imagem: Divulgação

Redação

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