Emmanuel Faber deixa os cargos de presidente do conselho e CEO da Danone

A Danone informou nesta segunda-feira (15) que Emmanuel Faber deixará o cargo de presidente do conselho e será substituído por Gilles Schnepp, que assume imediatamente a posição de presidente não executivo. No início deste mês, Faber disse que deixaria a posição de CEO, mas inicialmente afirmou que continuaria como presidente do conselho.

A empresa de alimentos francesa disse que, enquanto busca um novo CEO, escolheu os executivos Veronique Penchienati-Bosetta e Shane Grant para liderarem a companhia. “A prioridade imediata do novo presidente, junto com o restante do conselho, é liderar a transição, incluindo a busca por um novo CEO”, afirma a Danone.

A companhia acrescenta que contratou uma agência internacional para auxiliar no processo. A Jefferies afirma que a decisão da Danone de reorganizar sua liderança responde à pressão contínua de acionistas por mudanças de governança e estratégia. “O conselho parece ter respondido à insatisfação de acionistas causada pelo anúncio em 1º de março de que Faber continuaria presidindo o conselho”, diz o banco.

Uma ‘nova era’ para a empresa

O JPMorgan considera que a saída de Faber inaugura uma nova era para a empresa. A mudança representa uma vitória para os fundos ativistas Artisan e Bluebell, mas também deve ser bem recebida por acionistas insatisfeitos com o desempenho da última década, diz o banco.

“Uma contratação externa pode avançar a cultura e reposicionar a empresa para os desafios em suas categorias”, afirma o JPMorgan. Após a notícia, as ações da companhia subiam 4,23% na bolsa de Paris, a 60,58 euros.

Com informações Estadão Conteúdo/Dow Jones Newswires.
Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist