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PLM ajuda a otimizar o estoque e aumentar a satisfação do cliente no varejo

A tecnologia tem revolucionado a forma de o varejo vender, e isso não significa apenas que ela tem servido de apoio ao consumidor na hora da compra. Existem, hoje, plataformas que fornecem informações em tempo real que permitem a criação de produtos de acordo com a demanda do cliente – o que permite que as empresas tenham um plano de sortimento inteligente, otimizando estoques e aumentando tanto a lucratividade quanto a satisfação do cliente.

O assunto foi debatido no 1ª Webinar Mercado&Consumo Talks, evento promovido nesta quarta-feira (17) pelo portal Mercado&Consumo em parceria com a Centric Software. O webinar contou com a medição do sócio-diretor da Gouvêa Consulting Alexandre Machado e as participações de Flávia Märtino, product manager na Riachuelo, e Leandro Silva, diretor comercial da Centric  no País.

Flavia falou sobre a transformação digital pela qual a empresa tem passado nos últimos anos e explicou que todas as mudanças têm foco na experiência do cliente. “A transformação digital é pensar fora da caixa. É jogar a caixa fora e construir novos conceitos. Ela requer uma colaboração muito importante dos times, principalmente quando todos estão trabalhando remotamente. E ela envolve todo o modelo do negócio, da oferta de produtos e serviços até o engajamento. A empresa pode tomar todas as decisões baseada em dados”, analisa.

A Riachuelo é uma das gigantes de moda que atuam no Brasil e fazem uso do da solução de Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM, do inglês Product Lifecycle Management) da Centric.

“Para nós, o PLM é uma solução estratégica, que engaja as pessoas desde o início. Ter soluções alinhadas à área de negócios é muito importante. E trazer as pessoas para perto na hora em que da adoção da tecnologia também, porque, além da parte da capacitação, é preciso o desenvolvimento de novas habilidades”, comentou.

Time do market acelerado

Entre as vantagens da solução, estão, ainda, a aceleração do time to market – tempo que o produto leva da concepção até a chegada à prateleira e o fato de ela concentrar informações que, geralmente, ficam divididas em diversas planilhas e sistemas separados. “A orquestração da cadeia de forma que não existam gargalos e com eficiência é um dos principais desafios que as marcas têm para superar”, pontuou Alexandre Machado, da Gouvêa Consulting.

A tecnologia também permite uma grande assertividade ao varejo. “Nós trabalhamos com as maiores empresas de varejo têxtil do Brasil, como Riachuelo, Renner e C&A, que usam informações em tempo real para fazer suas coleções. Elas precisam que o produto certo chegue na hora certa para o cliente certo, e para isso precisam de uma base sólida que só a tecnologia permite”, comenta Leandro Silva da Centric.

Na quarta-feira, dia 24 de março, o portal Mercado&Consumo e a Centric vão promover outro webinar, desta vez destinado à cadeia envolvida na alimentação fora do lar. O evento “Mercado&Consumo Talks: Transformação Digital no Setor Alimentício” será mediado pela CEO da Gouvêa FoodserviceCristina Souza. Contará com a participação, ainda, de Silvana Balbo, diretora de Marketing do Carrefour; Guilherme Bueno, desenvolvedor de Negócios para as Américas na Centric Software; e Leticia Castilho, Centric Sr. Business Consultant. 

As inscrições estão abertas (clique aqui para se cadastrar).

Imagem: Bigstock

Redação

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