fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O mundo pós-vacina. Talvez seja o momento de pivotar o seu negócio

Marcos Hirai de Marcos Hirai
31 de março de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura:4 mins read
0
O mundo pós-vacina. Talvez seja o momento de pivotar o seu negócio

Se você é empresário ou gestor de empresa, deve estar pensando como será a “vida voltando ao normal” – que, na visão mais otimista, poderá ocorrer ainda no segundo semestre deste ano ou, no pior cenário, no primeiro ou segundo semestre do ano que vem. Claro, se a sua empresa sobreviver até lá. Até porque não foi só um surto de pandemia que se abateu sobre nós. O coronavírus aflorou uma série de mudanças na maneira como pensamos, sentimos e vivemos. Um misto de tsunami, terremoto e tornado, tudo junto e misturado, varreu cada canto deste Planeta e, com maior ou menor intensidade, deixará marcas indeléveis na Humanidade.

Todos os eventos destas proporções provocam transformações profundas nas economias dos países e nos arranjos políticos de governos, mas também, e por consequência, em novos hábitos e comportamentos dos consumidores, moldando sociedades. Para as empresas, a consequência de tudo isso são as oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, impulsionadas pela aceleração digital que se mostrou uma tendência nos momentos atuais.

Fazendo uma analogia, o ambiente é muito semelhante aos períodos pós-guerras. Além da dor, da destruição e do caos instaurado pela guerra, estes grandes conflitos acabaram por exigir esforços das partes envolvidas. No período compreendido entre a 1ª e a 2ª Grandes Guerras Mundiais (1914-1945), a humanidade presenciou a maior revolução científica jamais vista. O homem fez, nesse período, o que não havia feito em 19 séculos. Ao mesmo tempo em que causaram uma enorme destruição no mundo, as duas grandes guerras trouxeram consigo o avanço científico e tecnológico de que até hoje desfrutamos. Os computadores, o forno de micro-ondas, o Fusca da Volkswagen, os radares, os helicópteros, os antibióticos, os foguetes e a bomba atômica, entre outros, nasceram durante os conflitos.

Trazendo para o mundo presente, não há dúvida de que o coronavírus é um desastre global que continua ceifando centenas de milhares de vidas e devastando economias. Quando for finalmente controlado, nenhum país e nenhuma comunidade sairá imune. Paradoxalmente, a exemplo da 1ª e 2ª Guerras Mundiais, esta pandemia também trará legados positivos. Se há alguma certeza sobre a atual pandemia é que grandes mudanças estão chegando, algumas das quais já estamos sentindo, mas apenas começando a entender. Quantas inovações foram introduzidas em nossas vidas nos últimos 12 meses? O e-commerce, os deliveries de comida, o home office, a ressignificação do lar e do ambiente doméstico, as reuniões virtuais, a meditação, o streaming, o ensino a distância e a telemedicina são alguns exemplos.

E é aí que lanço esta provocação. Sua empresa está preparada para um mundo pós-vacina? Sua empresa está pronta para as mudanças em curso? Nas startups, um termo muito comum é a pivotagem. O que é pivotar? Pivotar em uma startup significa girar para uma outra direção e testar novas hipóteses estratégicas sem perder o aprendizado já adquirido. Em outras palavras, fazer uma pivotagem é mudar a trajetória e passar a testar outras hipóteses fundamentais para a construção do modelo de negócio.

Aqui no Brasil, as empresas vivem um momento de intensa pressão. Além das questões de administração do fluxo de caixa, as incertezas com o agravamento da pandemia e o risco de lockdown, o ritmo lento de vacinação, a alta do dólar e da inflação, o clima político tenso e uma recessão econômica crescente criam um cenário que impossibilita qualquer planejamento de médio e longo prazo decente. A sobrevivência de curto prazo acaba inibindo uma revisão do seu “core business” e no planejamento de novos produtos e serviços. Mas mais do que nunca, isto se faz necessário. A prioridade em repensar o “core” da sua organização pode começar na inspiração de soluções de outros players e dos pioneiros de mercado. No entanto, se precisar fazer uma mudança mais ambiciosa, visando explorar um novo mercado potencial, precisará operar com maior incerteza. Certifique-se de que vai validar múltiplas ideias em paralelo para aumentar a taxa de sucesso.

Para a maioria das empresas, certamente a Transformação Digital é o grande legado da Covid-19. A omnicanalidade não só para seguir uma estratégia orientada ao cliente, como também como modelo de sobrevivência e obrigatoriedade para os negócios. Os atores principais dessa demanda são os seres humanos, por isso não são só upgrades de sistemas, mas sim uma mudança de cultura que precisa ser trabalhada por toda a empresa para permitir a integração da visão do cliente dentro da organização. Indicadores como hiperpersonalização e customer centric serão determinantes para distinguir companhias que terão sucesso na estratégia de omnicanalidade. Para companhias que não nasceram digitais, o caminho é preparar um Plano Diretor de Digitalização, estabelecendo os pontos que devem ser focados para uma implementação mais assertiva.

Bom, nunca é tarde. Se a sua empresa quer se manter relevante depois que tudo isso passar, apesar das adversidades atuais, a dica é buscar inspiração nas startups, afinal elas têm muito a ensinar no repensar da sua empresa.

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em Varejo Autônomo.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Brasilcoronavíruscrisedigitalempresasestratégiaexperiênciainovaçãoinvestimentomarcasmercadomercado&consumonegóciospandemiapivotarstartuptecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas
Postagem anterior

A segunda onda das vendas por WhatsApp e redes sociais

Próxima Postagem

Magalu amplia delivery de alimentos com mais duas aquisições

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionada Posts

Lojas Renner investe em inovação
Destaque do dia

Na Renner, inovação está “a serviço do encantamento”, afirma diretor

20 de abril de 2021
BRF PLANEJA AUMENTAR EM 300% ESPAÇOS DIFERENCIADOS
Destaque do dia

BRF planeja aumentar espaços diferenciados em redes varejistas em 300%

20 de abril de 2021
Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?
Artigos

Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?

20 de abril de 2021
Como o varejo pode enriquecer com o digital signage?
Artigos

Como o varejo pode enriquecer com o digital signage?

20 de abril de 2021
Alexandre Bratt, CEO da Grand Cru
Destaque do dia

Grand Cru aposta em crescimento de lojas próprias e em supermercados

19 de abril de 2021
O potencial do consumo já não é mais aquele
Artigos

O potencial do consumo já não é mais aquele

19 de abril de 2021
Próxima Postagem
Entregador do app ToNoLucro

Magalu amplia delivery de alimentos com mais duas aquisições

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Serasa compra startup de análise de crédito

Serasa compra startup de análise de crédito

20 de abril de 2021
Vendas de vacinas da Johnson somam US$ 100 mi

Vendas de vacinas da Johnson somam US$ 100 mi

20 de abril de 2021
Créditos tributários injetam ânimo em varejistas

Smartbank compra startup de crédito para PMEs

20 de abril de 2021
Receita com vendas da Danone caem 3,3%

Receita com vendas da Danone caem 3,3%

20 de abril de 2021
Itaú e Bradesco lançam fundos de empresas chinesas

Itaú e Bradesco lançam fundos de empresas chinesas

20 de abril de 2021
Lojas Renner investe em inovação

Na Renner, inovação está “a serviço do encantamento”, afirma diretor

20 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: