Americanas adquire Grupo Uni.co, dono de Imaginarium e Puket

Transação ainda depende de aprovação do Cade

Loja da Imaginarium, uma das marcas do Grupo Uni.co

O Universo Americanas anuncia a aquisição de 70% das ações do Grupo Uni.co S.A., referência em varejo especializado de franquias no Brasil e dono das marcas Puket, Imaginarium, MinD e Lovebrands. A transação faz parte da estratégia de crescimento inorgânico da empresa, baseada na aquisição de novos negócios e marcas que possam ser potencializados pelos ativos do Universo Americanas, complementando a jornada dos clientes e buscando maior relevância no dia a dia das pessoas.

O Grupo Uni.co, de público majoritariamente feminino e jovem, possui atualmente mais de 440 lojas (todas franquias), mais de 2.800 pontos de vendas multimarcas nos 25 Estados mais o Distrito Federal e canais digitais.

O Universo Americanas possui mais de 46 milhões de clientes ativos e adota abordagem única na forma de melhor atender seus clientes, oferecendo uma plataforma física, com mais de 1.700 lojas em todo o País, e uma plataforma digital, com as marcas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato.

Além disso, conta com a IF – Inovação e Futuro, motor de inovação que busca acelerar as plataformas, construir negócios disruptivos e potencializar diversas iniciativas, como a Let’s, plataforma de logística e fulfillment e a Ame Digital, fintech e plataforma mobile de negócios.

Atuação em franquias

Com esta aquisição, o Universo Americanas passa a atuar em uma nova frente de franquias, tendo em vista a presença do Grupo Uni.co nesse segmento há mais de 30 anos, com expertise reconhecida na gestão, operação, omnicanalidade de franquias e de marcas próprias de moda e fundesign, além do desenvolvimento de produtos com base em uma estrutura de sourcing global, com destaque para produtos inovadores conectados com o público jovem.

A plataforma de marcas do Grupo Uni.co foi criada em 2012, com a aquisição da Imaginarium pelo fundo de investimentos da Squadra, principal controladora do Uni.co até então, e contou com o suporte da consultoria Visagio (também sócia do Grupo) na melhoria e gestão do negócio. Ao longo dos anos, o grupo Uni.co realizou a aquisição total das marcas Mind e Puket, com as quais adquiriu background na integração de marcas, expansão de franquias e transformação digital de varejo.

O Uni.co estava em processo de IPO quando foi abordado pela Americanas. O fundo Squadra e a diretoria do Uni.co viram uma grande oportunidade de se tornar uma nova vertical de negócios do Universo Americanas com potencial muito maior para o crescimento e longevidade, acelerando não só o crescimento das marcas atuais como também a possibilidade de adquirir novas marcas e franquias de varejo especializado.

A transação ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile