Projeto do Instituto Campus Party inaugura laboratórios para atender jovens em Goiás

Programa oferece ensino da robótica, programação, eletrônica e mecânica

O Instituto Campus Party acaba de inaugurar seis unidades do Projeto Include em Goiás. O programa, que tem como parceiros o governo do Estado e a Gouvêa Ecosystem, tem o objetivo de disseminar o uso da tecnologia e promover a inclusão social por meio de ferramentas que garantam educação de qualidade e desenvolvam habilidades dentro de um ecossistema totalmente inovador.

Os municípios atendidos foram Goiânia, Cavalcante, Luziânia, Alto Paraíso e Valparaíso, onde vivem cerca de 880 famílias da comunidade quilombola, conhecida como Kalunga. Nos novos laboratórios, a equipe do Include capacitará, gratuitamente, crianças e jovens com idade entre 12 e 20 anos por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica, além de oficinas de empreendedorismo e IoT (Internet das Coisas). A expectativa é atender 1,8 mil estudantes de comunidades carentes locais até 2022.

O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia, reforça que o Include é um programa que busca incluir jovens de comunidades carentes que não têm acesso à tecnologia e à educação. Em razão da pandemia provocada pela Covid-19, as novas unidades iniciaram as aulas em formato híbrido (presencial e remota), adotando as medidas de proteção e os protocolos de saúde para evitar a contaminação.

“Com a pandemia, redobramos os cuidados e preparamos nossos profissionais para que pudessem levar conhecimento e informação por meio do ensino da robótica, computação e programação para esses jovens dentro das suas comunidades, mesmo à distância, seguindo as medidas de isolamento social”, acrescenta.

Parcerias de sucesso

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), o projeto conta ainda com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da ONG Programando o Futuro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Gouvêa Ecosystem.

“Entendo que os e empresários, neste cenário de transformações e incertezas que atravessamos, devem investir tempo, recursos e visão para reconstruirmos o senso de cidadania. Em especial a partir dos mais jovens e para todos os segmentos sociais”, afirma o fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa de Souza.

Segundo Marcio Cesar Pereira, secretário da Sedi, a parceria com o Instituto promove a transformação social da região e estimula a iniciação tecnológica dos jovens e crianças dentro de um ambiente único de inovação, criatividade, conhecimento e empreendedorismo. “Os laboratórios Include são ambientes de conexão entre os jovens com o futuro e suas profissões e oportunidade de o Governo do Estado fazer a diferença na vida desses talentosos estudantes goianos”, diz.

Mais instalações e beneficiados

Os laboratórios da Include têm mobília e equipamentos de primeira linha para o ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual e drones, entre outros itens. Goiás deve se tornar o Estado com o maior número de estruturas, entre 25 e 30.

“Hoje nós temos laboratórios na Amazônia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande no Norte e Bahia. Mas a maior quantidade, ao final deste ano, vai estar em Goías”, afirma Francesco Ferrugia. Ele destaca que o objetivo final do projeto é implementar até 10 mil laboratórios, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.

Principais beneficiados pelo Include, os estudantes estão empolgados com a iniciativa. Alguns sequer conheciam ou tinham visto os equipamentos utilizados em sala de aula. Outro ponto destacado pelos alunos é o legado que o projeto deixa, mesmo com pouco tempo de atividade na região. “A escola está linda e parecendo de ensino particular; eu amei. Vai ser muito bom também para as futuras gerações que vão estudar aqui”, disse Emilly Thayanne Andrade Félix, de 12 anos, aluna do 7º ano de uma das unidades atendidas.

Projeto do Instituto Campus Party inaugura laboratórios para atender jovens em Goiás

Imagens: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist