Alemanha inicia investigação contra o Google

Órgão regulador abriu dois processos contra a gigante de tecnologia para apurar concorrência desleal

Com base em nova leis de concorrência que se aplicam a grandes empresas digitais, o regulador antitruste da Alemanha, Bundeskartellamt, lançou dois processos contra o Google e sua controladora, a Alphabet.

“Devido ao grande número de serviços digitais oferecidos pelo Google (…) a empresa poderá ser considerada de importância fundamental para a concorrência através dos mercados”, disse o presidente da agência, Andreas Mundt, em comunicado.

Se as empresas forem consideradas como tendo “importância suprema” nos mercados, o regulador tem o poder de proibir algumas de suas atividades vistas como sufocantes da concorrência. ”

Segundo Mundt, o órgão vai analisar se o Google “torna o uso de serviços condicional ao fato de os usuários concordarem com o processamento de seus dados sem lhes dar escolha suficiente sobre se, como e para que finalidade esses dados são processados ​​”.

A décima emenda da Lei contra as Restrições da Concorrência (GWB) da Alemanha permite que os reguladores examinem a Amazon e outras “grandes empresas digitais” – refletindo a política da UE para restringir e tributar gigantes da Internet. A Bundeskartellamt já abriu investigações semelhantes sobre Facebook e Amazon.

Em um comunicado em seu site, a autoridade disse que o primeiro processo teria como objetivo determinar se o Google atendia aos critérios para tal “importância primordial”. O segundo, disse, analisaria os termos de processamento de dados do Google para ver se eles constituíam uma prática anticompetitiva.

Imagem: BigStock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist