Cerca de 80 mil restaurantes por quilo fecharam as portas na pandemia

Só no Estado de São Paulo, foram 50 mil, segundo estimativa da Abrasel

O Brasil tinha cerca de 200 mil restaurantes “por quilo” ou self-service espalhados por todo território nacional antes da pandemia de Covid-19. A estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é de que este número tenha caído para 120 mil, o que representa o desaparecimento de 80 mil negócios.

A associação ainda estima que só no Estado de São Paulo 50 mil estabelecimentos fecharam as portas definitivamente durante a pandemia, sendo 12 mil apenas na capital paulista. Muitos desses estabelecimentos, que contavam com um movimento altíssimo antes da crise, atualmente contam com menos de 10% do movimento pré-pandemia. Estabelecimentos antes lotados em dias de semana agora apresentam placas de venda em suas fachadas.

O setor de bares e restaurantes é um dos mais atingidos pela pandemia causada pela Covid-19 no Brasil. Estabelecimentos pensados para atender aqueles que almoçam fora e buscam uma refeição rápida, especialmente em regiões com grande concentração de escritórios, estão deixando de existir devido às medidas de restrição e às altas taxas ao trabalho remoto.

“O setor de bares e restaurantes é um dos que mais conta com pequenos empreendedores no País e, destes, a maioria está endividada. Muitos estabelecimentos são pequenos negócios e até mesmo negócios familiares, o que dificulta a renegociação de dívidas e a quitação de pendências fiscais”, comenta Thomas Carlsen, COO e co-fundador da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de departamento pessoal para pequenas e médias empresas.

A Abrasel aponta também que cerca de 335 mil bares e restaurantes já encerraram as atividades definitivamente no País, considerando todos os segmentos. “O fechamento de portas não representa apenas um encolhimento na economia, mas também a extinção de milhões de postos de trabalho, o que só aumenta as taxas de desemprego no País”, avalia o executivo. “A sobrevivência de restaurantes por quilo e de tantos outros empreendimentos do setor depende diretamente da aceleração da vacinação.”

Imagem: Bigstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist