Rede Muffato inaugura centro de processamento de alimentos no Paraná

Espaço tem novo conceito em processamento, fatiamento, transformação e embalagem de peças

Rede Muffato inagura centro de processamento de alimentos no Paraná

O Grupo Muffato, uma das maiores empresas do segmento de supermercados do Paraná, acaba de inaugurar o Centro de Processamento de Alimentos Muffato Foods. Ao mesmo tempo, a companhia fez a reinauguração do Centro de Distribuição, que foi ampliado e automatizado. O complexo empresarial fica na Rodovia Mello Peixoto, km 164, em Cambé, Paraná.

O Muffato Foods tem um novo conceito no processamento, fatiamento, transformação e embalagem de alimentos. Os produtos são “manipulados” por máquinas, com embalagens de última geração em atmosfera modificada, oferecendo maior durabilidade das propriedades naturais dos alimentos, sem qualquer adição de conservantes.

A empresa investiu R$ 170 milhões num espaço de 21 mil m² nesta primeira fase do projeto, voltada à proteína animal. Além de equipamentos nacionais, o espaço conta com maquinários de grande porte e com tecnologia sofisticada trazidos da Alemanha, Polônia e da Espanha. “Conseguimos fatiar 2 mil quilos de queijos e desossar 100 carcaças bovinas, por hora. Sem dúvida, é um novo padrão no quesito segurança alimentar”, afirma o diretor do grupo Everton Muffato.

Segundo ele, outros benefícios serão visíveis nas gôndolas dos supermercados, como o aumento da disponibilidade de carnes, a maior variedade de produtos, a padronização e a qualidade. Além disso, os produtos de marcas próprias seguirão todos os protocolos internacionais de “food safety” que conferem assepsia semelhante aos adotados em centros cirúrgicos.

Geração de empregos

Apesar de toda a automação o Muffato Foods também gera 650 empregos diretos. Com mais de 70 mil m² e espaço para 68 mil pallets, o Centro de Distribuição emprega 550 colaboradores diretos. “Este complexo empresarial, que inclui o Muffato Foods e o Centro de Distribuição, soma mais de 100 mil m² e mais de 1.200 empregos, destacando o Paraná como polo em inovação do varejo no Brasil”, diz o diretor.

O CD foi ampliado e ganhou investimentos em automação por meio esteiras e sistema de sorter para separação e distribuição das caixas com produtos operado por radiofrequência. “Ao colocar as caixas na torre de abastecimento, nas esteiras, elas recebem uma etiqueta com código QR Code. A partir daí, toda operação segue um fluxo conforme a leitura desse código, em que o sistema separa e direciona cada caixa, por tipo de produto, para a doca correspondente ao destino dela, por loja e cidade. São quase 7 mil caixas separadas e organizadas neste sistema por hora, dando maior agilidade ao processo de distribuição e abastecimento das lojas”, explica Everton.

O novo complexo empresarial conta com processos de tratamento para os efluentes gerados, com reaproveitamento da água, por meio de um sistema de fertirrigação do solo, o qual devolve a água para a natureza. A água da chuva também é reaproveitada e utilizada na limpeza de áreas externas. O Muffato Foods e o Centro de Distribuição contam com iluminação em led, com economia de até 30% no consumo de energia, além de sistemas de refrigeração e climatização econômicos e que não poluem o ar.

Imagens: Divulgação

Sair da versão mobile