fbpx

Mercado Livre faz parceria com distribuidoras para vendas online de livros

Projeto visa o desenvolvimento da presença virtual de pequenas e médias livrarias

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com as distribuidoras Catavento, Inovação, Loyola e Disal, lança o projeto Conexão Livraria para auxiliar o comércio eletrônico de livros em todo o Brasil. O piloto acontece em parceria com o Mercado Livre, mas a ideia é que o modelo seja replicado com outros parceiros no futuro. Trata-se de mais uma iniciativa para auxiliar o setor livreiro após os projetos Tudo Começa na Livraria e Retomada das Livrarias.

A ideia é utilizar estrutura, processos e tecnologia de um grande e-commerce aliada à disponibilidade e à logística das distribuidoras. Na prática, funciona da seguinte forma: o Mercado Livre participa com toda sua estrutura de segurança e pagamento; as distribuidoras cuidam da operação logística, conectando seu estoque com a loja principal, e as livrarias se conectam ao espaço como lojas associadas, recebem um link personalizado e são remuneradas com comissão pelas vendas.

“As pequenas e médias livrarias estão desenvolvendo sua presença virtual, mas poucas ainda têm estrutura para atender grandes demandas, dificultando o desenvolvimento de ações conjuntas entre editoras, autores e livrarias. O projeto nasceu com a ideia de suprir essa necessidade do mercado e, claro, é mais uma ação que promove o crescimento do setor e também do acesso ao livro no Brasil”, comenta Vitor Tavares, presidente da CBL.

Primeira fase do projeto

A primeira fase contará com a participação de sete livrarias e da distribuidora Catavento. No rol de livrarias encontram-se Favorita, Intelecto, Blooks, Vanguarda, Nobel Brooklin, Isasul e Casa Vamos Ler. Já as distribuidoras Inovação, Loyola e Disal estão em processo de desenvolvimento da integração com o Mercado Livre.

“Livrarias de todo o Brasil podem se beneficiar deste canal, podendo oferecer mais de 120 mil títulos para seus clientes, com a segurança e a velocidade de entrega do Mercado Livre”, explica Julio Cruz, sócio da Catavento Distribuidora.

“Nossa expectativa com a integração junto com a distribuidora e o Mercado Livre é posicionar melhor a livraria no comércio online, aumentar o faturamento e, também, destacar o nosso objetivo, que é atingir e conquistar mais leitores com nosso trabalho personalizado”, destaca Sabrina Travassos, da Livraria Favorita.

Tonico Vendrame, da Livraria Casa Vamos Ler, complementa: “Eu acredito que ajudar as livrarias que estão passando por um momento delicado no país sempre é válido. Compartilhar ideias, descentralizar o livro, olhar mais afinado aos pequenos comerciantes para que estes tenham as mesma experiência e competitividade no mercado editorial hoje é fundamental. Que este projeto possa ser um projeto piloto que num futuro possa colher seus frutos. Precisamos aumentar vitrines de livro pelo Brasil no mercado de livro e que esta parceria possa não só ajudar no financeiro mas como manter as livrarias abertas e ativas.”

Livrarias que tiverem interesse em participar das próximas fases devem preencher um formulário de cadastro. Os contatos serão realizados por ordem de chegada. No dia 22 de julho, às 10h, ocorrerá uma live no perfil da CBL no Youtube com Vitor Tavares, da CBL; Claudia Machado, da Catavento; Sabrina Travassos, da Livraria Favorita; e Tonico Vendrame Filho, da Casa Vamos Ler. O evento contará com a mediação de Gerson Ramos, da Editora Planeta.

Imagem: Bigstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: