Associação Comercial de São Paulo cria espaço para desenvolvimento de startups

Pateo 76 será inaugurado em agosto e funcionará como um hub de inovação que conecta tradição e tecnologia

Tradição a serviço da inovação. É com essa proposta que a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio de seu Conselho de Inovação (Conin), criou um novo espaço no centro histórico da capital paulista. O Pateo 76 será inaugurado em agosto e materializa o novo momento da ACSP, que também acaba de lançar o programa de impulsionamento Ac boost, direcionado às startups.

O local foi idealizado para que as startups possam exponencializar seus trabalhos, fortalecidos pela tradição, inovação e inteligência competitiva que a ACSP pode oferecer. “Faltava em São Paulo um agente conector, que impulsiona as startups, mas ao mesmo tempo constrói as relações que esses empreendedores precisam com os demais atores desse ecossistema”, pontua Alessandra Andrade, coordenadora do Conin e vice-presidente da ACSP.

O Pateo 76, localizado na rua Boa Vista, 76, ao lado do Pateo do Collegio, tem capacidade para receber dezenas de pessoas ao mesmo tempo e diferentes formatos para reuniões, estações de trabalho integradas, sala de reunião, estúdio de gravação e equipamentos de alta tecnologia e conectividade.

“É uma verdadeira mistura do tradicional com o novo, afinal, quando abrimos nossas janelas, observamos toda solidez e trabalho dedicados para transformar São Paulo e a economia do País”, diz Alessandra Andrade.

Programa de impulsionamento

A Associação Comercial de São Paulo anunciou também, em parceria com o Sebrae-SP, o lançamento do Ac boost, programa de impulsionamento direcionado a startups legalmente constituídas que estejam em fase final de validação, em mercado ou em tração. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 31 de agosto pelo site do projeto (clique aqui).

Para se cadastrar, o empreendedor precisa responder a um questionário online aprofundado, com questões sobre seu planejamento, suas finanças e conhecimento do mercado em que está inserido. Com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial de mercado, uma comissão fará a avaliação das inscrições, entrevistas individuais e, finalmente, a divulgação dos aprovados, no dia 15 de setembro.

Ao final do programa, as 20 startups selecionadas receberão o Selo de Inovação da ACSP e poderão ainda ser apresentadas a oportunidades de negócios e investimentos pela ACSP e parceiros.

“Queremos tornar a inovação acessível ao maior número de pessoas possível, ajudando na criação de negócios de impacto e tornando-os mais preparados para o mercado”, explica Alessandra. “Não somos um programa de aceleração, e sim de impulsionamento. Nosso mote não é falar de dinheiro, mas podemos falar sobre isso. Vamos falar sobre o que cada startup precisa.”

Fomento à inovação

O corpo de conselheiros do Conin é composto por Ivan Hussni, Aline Cardoso, João Kepler, Fernando Seabra, entre outros. Tânia Gomes Luz, que é ex-vice-presidente da Abstartups, conselheira de inovação e especialista em digital branding, foi escolhida pelo Conin para ser a head do Ac boost .

AC boost é o programa de fomento à inovação da Associação Comercial de São Paulo construído por uma instituição que tem 126 anos de existência e traz em seu DNA a transformação de negócios tradicionais em marcos de inovação. O programa impulsiona startups legalmente constituídas que estejam em fase final de validação, em mercado ou em tração.

A proposta do Ac boost é apoiar as startups no desenvolvimento do negócio, ajustes no produto, governança, captação de recursos ou outros aspectos que impactam no crescimento da startup. A partir da estrutura da ACSP, o Ac boost conecta os empreendedores com uma ampla rede de consultores, mentores, investidores, parceiros corporativos, entre outros. Clareza nas regras, mas flexibilidade para se adaptar às mudanças do mundo.

Imagem: Bigstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist