Pesquisa mostra que 83% dos brasileiros consomem pratos típicos da região onde moram

Feijoada foi a iguaria mais lembrada pelos entrevistados de todo Brasil, com 13%

Os brasileiros valorizam a comida regional e a demanda por consumo de pratos típicos aumentou nos apps de delivery de comida. Segundo uma pesquisa do Instituto Ipsos e Datafolha, encomendada pelo 99 Food, 83% dos entrevistados têm o costume de comer pratos típicos de seus estados.

Para 41%, consumir pratos locais é uma forma de valorizar a cultura de sua região. Outros 29% entendem que a comida local os conecta com seus familiares. Já 28% afirmam que consumir a comida local é uma forma de manter as tradições. “50% dos entrevistados afirmam que entre os últimos 10 pedidos realizados está a escolha por comida típica brasileira. Enxergamos uma tendência e um novo comportamento do consumidor a partir desses dados”, diz Danilo Mansano, diretor-executivo da 99Food.

Entre as cinco regiões brasileiras, o Nordeste se destaca como a região com a mais forte ligação com sua cultura gastronômica, com 93%, seguida da região Sul, com 87%.

Pratos típicos mais consumidos

Entre as preferências dos brasileiros, três pratos se destacam. O churrasco é consumido por 30% dos entrevistados do Sul, região que é reconhecida pelo preparo de carnes. Essa marca é quatro vezes maior que a média nacional (7%).

A feijoada foi a mais lembrada pelos entrevistados de todo Brasil (13%). No Sudeste, a iguaria teve um índice um pouco maior (17%). No Nordeste, o destaque foi o cuscuz, com 22%, consumido tanto no café da manhã quanto no almoço e jantar (aqui pode entrar um acrescido de carne ou outra proteína).

Um comportamento interessante do consumidor identificado na pesquisa é o uso das plataformas para o consumo dessa comida no dia a dia: 64% passaram a pedir mais delivery na pandemia, sendo que 65% pedem ao menos uma vez por semana.

Imagem: Agência Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist