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Soluções de Trade Promotion Management ganham força na indústria e no varejo brasileiros

Ferramenta ajuda a desenvolver, acompanhar, simular e mensurar estratégias de promoção ou venda

Em constante crescimento na América do Norte e na Europa, o mercado de Trade Promotion Management (TPM) é ainda desconhecido por grande parte dos profissionais da indústria e do varejo brasileiros.

Thomaz Camanho, fundador e CEO da Arker, empresa de tecnologia 100% nacional que atua no mercado local de TPM, explica que na prática o conceito é uma plataforma de gestão de verbas comerciais utilizada pela indústria e pelo varejo para desenvolver, acompanhar, simular e mensurar estratégias de promoção ou venda.

“No mercado de TPM, as empresas dispõem de ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem, além de metrificar a cadeia de verba comercial, assim como a internet faz com a publicidade”, afirma Camanho.

Utilizando recursos de Inteligência Artificial, Big Data e Analytics, o software desenvolvido pela Arker dispõe de um módulo de TPO (Trade Promotion Optimization) que calcula preços e potencial de venda de diferentes produtos de acordo com variantes como marca e perfil do cliente. A tecnologia ajuda ainda no cálculo do ROI (Retorno sobre Investimento) e no planejamento de ações de alocação orçamentária.

Automatização do controle de verbas comerciais

Tendo em seu portfólio empresas como Grupo Bimbo, Genomma Lab, M. Dias Branco, Ontex e PepsiCo, a Arker foi fundada em 2019 e hoje está presente em diferentes países da América Latina, como Argentina, México, Guatemala, Colômbia e Peru.

“A implementação de uma plataforma de gestão de verbas possibilita automatizar a gestão e o controle das verbas comerciais das empresas, digitalizando a operação para que as equipes Comerciais e de Vendas ganhem tempo e efetividade em suas ações estratégicas. Após um ano de utilização da ferramenta, já é possível perceber um aumento médio de 10% de rentabilidade. O que representa um ganho de R$ 2 milhões para uma empresa com faturamento anual de R$ 200 milhões, por exemplo”, diz Camanho.

Com planos de criar um Summit inédito no País para os profissionais da área de Revenue Management – já bastante conhecidos na área de Turismo, mas que agora também estão ganhando espaço à frente do mercado de TPM – ainda neste segundo semestre, a Arker também irá promover um webinar gratuito e aberto a todos os interessados sobre o assunto com cases práticos desenvolvidos em parceria com clientes.

“Com o avanço da vacinação no País, a flexibilização das medidas restritivas e a implantação do modelo híbrido de trabalho já adotado por várias empresas, o varejo físico deve, aos poucos, retomar o fôlego. Segundo dados do IBGE, de janeiro a junho deste ano o setor já acumula crescimento 6,7%. Isso representa uma ótima oportunidade para as indústrias diversificarem sua estratégia de gestão de verbas comerciais, reduzindo custos de operação com foco no aumento rentabilidade.”

Imagem: Bigstock

Redação

Redação

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